Foi flagrado em testes um protótipo crossover da KTM que tem tudo para ser a nova 1390 SMT. O modelo já utiliza o novo motor que estreou em novembro com a 1390 Super Duke R.
Na corrida armamentista que virou o segmento, a KTM deu mais um passo frente à rival BMW ao apresentar o motor LC8c com o diâmetro dos cilindros aumentado para 110 mm, resultando em uma capacidade cúbica de 1.350 cm³.
Na 1390 Super Duke, esse motor produz agora cerca de 190 cv a 10.000 rpm (10 cv a mais) e 145 Nm de torque a 8.000 giros. Também tem válvulas variáveis, uma distribuição mais ampla de potência e torque em toda a faixa de rotação e uma durabilidade aumentada.
Naturalmente, a KTM pretende empregá-lo em uma ampla variedade de modelos. Uma delas é a 1390 Adventure, que já foi flagrada em testes em agosto do ano passado. A sua versão crossover, vista aqui, possui praticamente a mesma carroceria.
O design chama atenção pelo conjunto óptico frontal, que dispensa a lente do farol para a utilização de um arco de luzes diurnas que circundam a iluminação no estilo de um projetor. O para-brisa tem duas camadas, assim como as aletas laterais da carroceria, com piscas integrados na parte inferior.
As principais modificações estão na parte ciclística. As rodas raiadas de 19 e 17 polegadas da Adventure foram substituídas por aros de liga leve de 17 polegadas em ambos os eixos com pneus esportivos. A frenagem é garantida por pinças de quatro pistões Brembo Stylema, radiais, de quatro pistões.
Não se sabe as especificações concretas, mas certamente os garfos invertidos WP possuem uma rigidez maior que os da Adventure, além de não serem tão altos. As tampas azuis revelam que provavelmente é uma unidade semi ativa. As bengalas convencionais costumam ter tampas vermelhas.
A disposição do sistema de escapamento requer um novo braço oscilante para a 1390 crossover, assim como já havia acontecido com a 990 Duke e cria espaço para o escapamento no lado direito com sua curva em formato de banana.
Tal como em um SUV moderno, pilotar uma motocicleta tão potente e com um centro de gravidade tão alto requer um grande nível de tecnologia para mantê-la estabilizada. Assim, pode apostar em uma miríade de auxílios eletrônicos, inclusive controle de cruzeiro baseado em radares.
Ainda não se sabe quando a motocicleta será apresentada. Pode ser que a 1390 Adventure venha antes, já que a procura por esse tipo de moto é maior e a KTM precisa dar a resposta à BMW R1300GS. Mas, como são muito semelhantes, a versão crossover deve vir na sequência.