Se a BMW vai introduzir um câmbio automático na sua R1300GS, a sua rival histórica KTM não vai ficar trás. Este teaser sugere que a nova 1390 Super Adventure deve vir com um sistema semelhante quando for lançada em setembro.
O teaser mostra o bicampeão mundial de enduro Johnny Aubert ao guidão de um novo protótipo no Red Bull Erzberg Rodeo, um evento de enduro de moto austríaco, do fim de semana passado. O rali, considerado o maior do gênero, é patrocinado pela Red Bull, intimamente ligada à KTM.
A KTM procurou disfarçar chamando o protótipo de AMT, mas com base no tamanho da motocicleta e no que podemos ver do motor, dá para presumir de que se trata do protótipo da 1390 Super Adventure, a resposta para a BMW R1300GS, já avistada em testes de rua.
Agora a melhor parte: pelas imagens (abaixo), podemos ver que a empunhadura esquerda não tem alavanca de embreagem, mas sim um interruptor na frente do punho marcado “DOWN”, sugerindo também alguma forma de paddle shifter. Há uma alavanca de câmbio no pé esquerdo.
Além disso, uma foto posterior da perspectiva de Aubert mostra ele pressionando outro botão com o polegar esquerdo abaixo da empunhadura, o que poderia ser uma alavanca de mudança de marcha em forma de borboleta, como na Honda VFR 1200F.
Um link na descrição nos leva a uma página no site da KTM com o slogan “nova tecnologia está a caminho para os entusiastas da KTM aproveitarem” e um cronômetro em contagem regressiva até o dia 24 de setembro. Não por acaso nesse mês a BMW deve revelar a R1300GS Adventure.
No mês passado, a BMW apresentou uma nova tecnologia, a Automated Shift Assistant (ASA) que que permite mudanças automáticas sem a necessidade de alavanca de embreagem manual. Ao que parece, a KTM não quer dar margem de vantagem para a concorrente.