A KTM está planejando uma grande apresentação para amanhã (26) e uma das novidades é a 1290 Super Duke RR, versão topo de linha da hypernaked austríaca. Mas, para quem não quer esperar, descobrimos aqui algumas especificações da motocicleta.
As informações vem por meio de documentos alemães de aprovação para sua comercialização no mercado europeu. A potência máxima de 132kW (ou 180 cv), é a mesma da Super Duke R, mas as emissões da RR diferem ligeiramente, com maior produção de monóxido de carbono e menores resultados de hidrocarbonetos e NOx.
Uma verificação na página de PowerParts da KTM revela que o novo número corresponde ao silenciador de titânio e carbono Akrapovič que já é oferecido como opcional para a Super Duke R. Este escapamento provavelmente é responsável pela pequena mudança no número de emissões durante os testes de homologação alemães.
Apenas um escapamento opcional não merece uma homologação e designação de modelo nova, então o que a Super Duke RR tem a mais? Pelos documentos, a grande diferença é o peso: 179 quilos, ou cerca de 10 kg a menos que a Duke R a seco. De onde vem essa leveza? Não se sabe ao certo, mas provavelmente do catálogo de peças da KTM.
A empresa oferece um kit de carroceria totalmente em carbono para a 1290 Super Duke R e, combinado com o escape Akrapovič, a massa deve ficar bem próxima dos 10 kg que a RR perdeu. Outros acessórios, como pinças triplas e pedaleiras usinadas em CNC também podem ter sido utilizadas, o que reduz o peso e aumenta o preço.
Se os austríacos vão ainda mais longe e adicionam rodas de magnésio ou suspensão de especificações mais altas à 1290 Super Duke RR ainda está para ser confirmado, mas não vamos ter que esperar muito tempo. Amanhã (26) voltaremos com todos os detalhes. Fique ligado!