Quando a KTM apresentou a nova 1290 Super Adventure em janeiro, na verdade esperávamos a 1290 Super Duke RR. Felizmente não estávamos tão errados e a hypernaked deve mesmo receber uma série de temperos picantes, além de um R a mais.
O protótipo aqui flagrado em testes claramente passou por uma dieta. Há um monte de fibra de carbono, na cobertura do subchassi traseiro, nos para-lamas, no pequeno para-brisa, dutos de freio dianteiro e protetor de escapamento.
Graças a utilização extensiva desses materiais leves e compósitos, a 1290 Super Duke RR teria perdido cerca de 9 kg de peso ficando com 180 quilos no total, o que é bem impressionante para uma motocicleta de 1.301 cm³.
Dias antes do lançamento da Super Adventure, descobrimos documentos alemães de aprovação da Super Duke RR para seu comércio no mercado europeu, que confirmam o menor peso e uma maior produção de monóxido de carbono.
Na ocasião especulamos que isso poderia ser resultado da instalação de uma ponteira de escapamento Akrapovic disponível como acessório. E ao olhar as fotos, o que encontramos? A mesma peça orgulhosamente instalada na Super Duke RR.
Outro detalhe que as fotos nos permitiram observar é a ausência de um assento para o garupa, outro indicativo de suas pretensões radicalmente esportivas. Com a aproximação do verão europeu e a melhora na pandemia (na Europa), o lançamento deve ocorrer nos próximos meses.