Conforme esperado, a KTM apresentou hoje (16) a 1290 Super Duke R Evo, versão de alta especificação da hypernaked, com detalhes exclusivos como um sistema de suspensão eletrônica semi-ativa WP.
Descoberta na semana passada, a motocicleta é um esforço da marca austríaca para satisfazer os clientes que não conseguiram comprar a 1290 Super Duke RR, versão limitada a 500 unidades, todas comercializadas em apenas 48 minutos após a abertura das vendas.
Embora não tenha tantas peças em fibra de carbono e titânio, a 1290 Super Duke R Evo conta com um detalhe exclusivo: um sistema de suspensão eletrônica WP Apex de segunda geração que pretende fornecer ainda maior usabilidade ao piloto, apesar de adicionar 2 kg ao peso total.
Derivado da 1290 Super Duke GT, o sistema ajusta automaticamente as taxas de amortecimento para compressão e rebote a partir dos resultados da IMU (Unidade de Medição Inercial). São três modos de amortecimento padrão (Comfort, Street e Sport) além da opção de ajustar a pré-carga da mola traseira em até 20 mm.
Tudo é controlado através do painel TFT alaranjado e que pode ser levado ainda mais longe com a inclusão do pacote opcional “Suspension Pro”, que adiciona mais três opções de amortecimento: Track, Advanced e Auto, este ultimo capaz de detectar diferentes estilos de pilotagem e ajustar a suspensão para se adequar à tocada do piloto.
Além disso, o pacote “Suspension Pro” também ajusta a pré-carga do amortecedor traseiro automaticamente para coincidir com o peso do piloto e há um recurso anti-mergulho selecionável para manter a dianteira da motocicleta em uma altura mínima nas frenagens mais intensas.
Suspensão à parte, a 1290 Super Duke R Evo também se destaca por conter um novo acelerador de ação mais rápida, que reduziu a torção de 72 graus para apenas 65º. O motor, no entanto, é o mesmo da versão standard, um V-Twin de 1.301 cm³ que produz 180 cv e 140 NM de torque.
A motocicleta estará nas concessionárias austríacas da marca até o fim do ano em duas opções de cores igualmente exclusivas da versão: o familiar azul/laranja e o inédito prata/laranja. O preço na Europa não foi divulgado, mas espere um bom extra pela tecnologia.