Foi flagrado rodando em testes um protótipo KTM que tem tudo para ser a próxima geração da 1290 Super Duke R. A hypernaked foi atualizada pela última vez em 2020 e ganhou duas versões.
Mudanças perceptíveis acontecem na parte dianteira da “Besta”, como a KTM chama a 1290 Super Duke R. O conjunto óptico tem o mesmo desenho observado na nova 990 Duke, também flagrada em testes na semana passada e indica a direção do estúdio de design Kiska para a nova geração.
Os faróis empilhados no estilo projetor são ladeados por luzes de posição diurnas de LED separados por um duto de entrada de ar. As tampas externas de vidro, que eram usuais até agora, foram dispensadas. A carcaça do farol consiste em uma moldura de plástico de formato marcial.
O resto da carroceria é mais familiar ao estilo recente da KTM, com aletas laterais pontiagudas que se fundem com o tanque de combustível e apontam para a frente. Há uma sensação de “posição de ataque” na motocicleta, que fica ainda mais evidente no novo design.
Quadro, balança monobraço, rodas e freios Brembo aparentemente permanecem inalterados, assim como o motor LC8 de 1.301 cm³. Atualmente ele despeja 177 cv e 14,2 kgf.m de torque a 8.000 giros. Os cabos azuis nas sondas lambda sugerem mudanças no sistema de exaustão.
Você também pode ver colarinhos vermelhos ou azuis no garfo telescópico invertido tipo Apex da empresa WP, que pertence ao grupo KTM. Nos modelos 2022/2023, essas forquilhas são vermelhas na versão padrão e azuis na versão Evo com sistema semi-ativo.
Se tem uma empresa que não descuida de atualizar a sua linha é a KTM. O modelo atual foi introduzido com bastante alarde no final de 2019 e ganhou duas versões mais bravas de grande sucesso, RR e Evo. É bem provável que a nova geração apareça no fim do ano.