Foi flagrado rodando em testes um protótipo KTM que tem tudo para ser a nova geração da 1290 Super Duke GT, a maior touring da marca austríaca. O modelo atual passou a vigorar em 2017.
Depois de receber apenas pequenas atualizações no ano passado, a parte dianteira da Super Duke 1290 teve um redesenho, com novos faróis, para-brisa e carroceria ao redor. Como temos observado dos últimos protótipos, o novo design está mais anguloso e pontiagudo do que nunca, o que pode dividir opiniões.
Mais do que apenas um redesenho cosmético, a nova carroceria pode esconder um sistema avançado de controle de cruzeiro baseado em radares, como já está disponível na 1290 Super Adventure S. O tanque de combustível também parece ter um desenho diferente, para maior autonomia.
Exceto o radiador de maior aparência e um novo escapamento, o motor parece praticamente inalterado. É possível que um pequeno aumento no deslocamento seja visto, para compensar quaisquer perdas do estrangulamento das últimas leis de emissões de poluentes que vão chegar em 2024.
O quadro treliçado de aço, por outro lado, parece bastante modificado, o que ajudaria a mudar um pouco a distribuição de peso, além de cooperar com o novo design e os componentes internos. A orientação dos engenheiros seria deixar sua geometria menos esportiva e mais touring.
A KTM tem sido vista testando vários protótipos recentemente. Uma nova Duke 125, uma completamente inédita 390 Enduro, uma Duke 890 inteiramente revista e até uma 1290 Super Adventure versão crossover, que até colocou em dúvida a continuidade da 1290 Super Duke GT. Mas agora, ao que parece, o modelo deve permanecer.