Fora do Salão de Milão, a KTM foi pouco lembrada nessa semana movimentada. Entretanto, a empresa austríaca anunciou pequenas, mas bem-vindas atualizações na 1290 Super Duke GT.
O motor de 1.301 cm³ da sport touring recebeu algumas modificações para atender aos últimos limites de emissões do Euro5. No entanto, isso não influenciou nos dados de desempenho, já que a motocicleta rende os mesmos 175 cv a 9.750 rpm e 14,3 kgf.m de torque a 7.000 rotações do modelo 2021.
A potência é a mesma, mas o peso não, em parte graças a novas rodas de alumínio, as mesmas da 1290 Super Duke R, que são quase 1 kg mais leves e reduzem a massa não suspensa da motocicleta. Ou seja, ela se movimenta com mais facilidade. Os pneus Continental SportAttack 4 também são novos.
As maiores mudanças se concentram no pacote eletrônico. A KTM ampliou o painel para um tela retangular TFT de 7 polegadas, com mais espaço para um novo sistema de navegação com telas de seta, o “Turn by Turn PLS” que salva os últimos dez destinos no sistema. Pegar o celular para ver mapas é coisa do passado.
Para combinar com o novo painel, a KTM instalou novos comandos com joystick iluminados nos punhos, algo também derivado da mais recente 1290 Super Duke R. Estranhamente, a Grand Touring da marca não conta com controle de cruzeiro, nem como opcional. Ainda assim, é algo novo para eles anunciarem em um ano.
A 1290 Super Duke GT, que deve chegar às concessionárias europeias no começo de 2022, não teve um preço anunciado, mas isso pouco importa para nós. Ainda estamos esperando o dia em que a KTM virá de mala e cuia para o Polo Industrial de Manaus sem medo de ser feliz. Coragem, KTM!