Quatro anos após o seu lançamento, a KTM 1290 Super Adventure pode receber uma segunda geração em breve. O protótipo flagrado em testes aqui sugere que a big trail deve vir com diversas novidades para 2019, principalmente no design.
Nas fotos podemos observar que o protótipo possui o conjunto óptico muito parecido com o da linha Duke com um generoso para-brisas, provavelmente regulado de forma elétrica. Nas laterais, extensos painéis foram esculpidos para direcionar o vento para longe do piloto e garupa.
Os painéis (bastante angulosos inclusive) aparentemente estão unidos, lembrando até uma carenagem integral. A traseira ficou parcialmente encoberta pelas malas laterais rígidas que devem fazer parte da moto de série, mas podemos observar o braço oscilante derivado da Super Duke 1290.
O que mais chama atenção, no entanto, é o aspecto esportivo da motocicleta. Montada em pneus 100% on-road, com rodas de liga-leve e suspensão baixa, a expectativa é de que a KTM ofereça uma versão “menos aventureira” da 1290 Super Adventure, mirando o público que prefere ficar no asfalto.
Seria uma estratégia semelhante ao que a BMW já emprega com a R1200GS desde 2016, oferecendo a versão “Exclusive”, mais urbana e deixando a “Rallye” para quem realmente quer entrar na terra. Isso, no entanto, poderia gerar um processo de canibalização com a Super Duke 1290 GT, de proposta semelhante.
A KTM está testando novidades em uma série de modelos. Em 2019 deveremos ver também novas 690 Enduro, 790 Adventure, além da própria 1290 Super Duke GT. O lançamento oficial deve acontecer nos Salões do final do ano.