A KTM está disposta a extrair o máximo de suas motocicletas, criando várias versões diferentes. Parece ser o caso da 1290 Super Adventure, que deve ganhar um terceiro modelo distinto em breve.
Até o momento, a principal big trail da marca austríaca só pode ser adquirida em duas versões: S, voltada para o turismo no asfalto, completa com kit de alta tecnologia, incluindo um sensor de radar frontal; ou R, com menos luxo, porém mais robusta e adaptada para encarar o Off-Road.
Agora, uma terceira derivada, simplesmente chamada de “1290 Super Adventure” foi aprovada pelas autoridades europeias – e como você pode imaginar, trata-se de uma versão mais básica, com menor especificação e um preço mais baixo da motocicleta que é cara mesmo para os padrões europeus.
Embora os documentos de aprovação não incluam fotos, eles fornecem detalhes das dimensões e desempenho. A distância entre eixos de 1.557 mm, comprimento de 2.255 mm e altura de 1.450 mm são as mesmas da 1290 Super Adventure S, enquanto o modelo R se destaca por ser mais longo.
Há apenas uma notável diferença ao comparar os números com a nova 1290 Super Adventure S: o peso. A nova versão é 5 kg mais leve, 240 kg em ordem de marcha, enquanto a S e R pesam 245 kg nas mesmas condições. Isso provavelmente se deve à retirada de muitos acessórios e apetrechos eletrônicos.
Por exemplo, é bastante provável que a nova 1290 Super Adventure não tenha o sistema de radar frontal (que permite o controle de cruzeiro adaptativo) nem a suspensão semi ativa WP Apex SAT, em prol de um conjunto com ajustes mecânicos. Isso deve levar a uma redução significativa no preço.
As fabricantes estão fracionando suas motos em diversos modelos distintos, para aproveitar cada pedaço possível de seu público alvo e continuar em evidência, apresentando “novidades” que não são caras de produzir. Ontem mesmo a KTM anunciou a 890 Duke GP, versão intermediária da naked. Por isso, o lançamento da 1290 Super Adventure pode não demorar muito.