Apresentada há menos de dois meses, a KTM 1290 Super Adventure já conta com duas versões e deve ganhar uma terceira nos próximos meses, apontam documentos de aprovação da União Europeia (UE).
De acordo com a imprensa britânica, que checou as informações, a big trail austríaca conta com três modelos no ano 2021: a versão S apresentada inicialmente; a versão R revelada no final de fevereiro; e uma básica que deve ser mostrada em breve.
As especificações disponíveis são limitadas, mas mostram que a 1290 Super Adventure standard conta com o mesmo motor V-twin de 1301 cm³ que suas irmãs, capaz de produzir 160 cv a 9.000 rpm e 14 kgf.m de torque a a 6.500 rpm.
Os documentos também indicam que o modelo tem as mesmas dimensões físicas da versão S, ou seja, rodas de liga leve fundidas de 19 e 18 polegadas, ao invés das raiadas de 21″ e 18″ da versão R, mais voltada para o off-road extremo.
Isso faz sentido, já que a versão básica tende a permanecer mais tempo no asfalto. O peso da versão standard, por outro lado, é inferior, 240 kg já completamente abastecida, enquanto as irmãs S e R têm 245 kg no mesmo estado.
Isso significa que algum kit ou componente foi removido, como protetores de carroceria, suportes de bagagem ou ainda o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares, novidade absoluta da versão S, semelhante ao da Ducati Multistrada V4.
Como a motocicleta foi aprovada como um modelo 2021, o seu lançamento oficial não deve demorar vindo a acontecer nos próximos meses ou semanas. Vale lembrar que na Europa a pandemia está desacelerando, então as perspectivas de vendas no auge do verão melhoram a cada dia.