Ao contrário do que se esperava, a KTM não pretende aposentar a 1090 Adventure tão cedo. A ofuscada Big Trail média da marca austríaca não foi esquecida e deve reaparecer em 2020 com novidades importantes.
De acordo com os britânicos do Motorcycle News, a motocicleta (que originalmente tinha um motor de 1050cc) deve ter a cilindrada aumentada novamente, agora para 1150cc, e uma potência de pico que pode chegar à 125 cv.
Na esteira desse aumento, a KTM provavelmente vai rechear a moto com o que há de melhor em termos de eletrônica, ou seja, vários níveis de controle de tração, modos de pilotagem, ABS em curvas e a nova moda, um painel brilhante em TFT, com altos níveis de conectividade.
As fotos também revelam que o estilo da motocicleta foi atualizado ficando em coerência com a atual linha KTM, principalmente em torno do distinto conjunto óptico dianteiro. O para brisa é bem maior do que o da nova 790 Adventure e deve ser ajustável eletricamente.
A KTM é a marca mais flagrada testando novidades, de modo que nem todas devem ser vistas no próximo Salão de Milão, em novembro. A estrela do evento provavelmente será a 790 Adventure, que terá de enfrentar uma adversária de peso, a aguardada Yamaha MT-07 Ténéré.
Isso significa que a KTM não tem pressa em lançar a 1090 Adventure. A motocicleta, que compete em um segmento bem mais sossegado (na qual a principal rival é a Triumph Tiger 1050 Sport) deve aparecer apenas em 2020, já em conformidade com as normas antipoluição do Euro5.