Na sexta-feira passada (31), “King” Kenny Roberts celebrou seu 70º aniversário. Para marcar a ocasião especial, um presente estiloso foi dado de sua família, amigos e até da Yamaha.
A família e os amigos do californiano, (incluindo o tricampeão Wayne Rainey) presentearam – de surpresa – o aniversariante com um Yamaha RMAX 1000, um quadriciclo Side-by-Side que foi feito especialmente para ele na fábrica da marca em Newnan, Geórgia.
O veículo com tração 4×4 possui um motor de dois cilindros em linha de 999 cm³ que produz 110 cv. O câmbio é do tipo CVT e as suspensões totalmente independentes. A pintura exclusiva em amarelo, preto e branco é baseada naquela que utilizou no Campeonato Mundial entre 1978 e 1980.
“Todos nós queríamos fazer algo especial para o aniversário de 70 anos do papai“, disse seu filho, Kenny Roberts, Jr. “A Yamaha nos contatou quando souberam que estávamos tentando obter [um RMAX] para meu pai de um concessionário. Isso mostra a todos nós o lugar especial que meu pai teve na história da Yamaha.”
“Wayne [Rainey] e eu tivemos a oportunidade de trabalhar diretamente com a equipe em Newnan para desenvolver o design e o que sabíamos que meu pai iria apreciar”, acrescentou Kenny júnior, que também foi campeão mundial das 500cc em 2000. “Foi divertido e o resultado ficou ótimo!“
Além de ter sido o primeiro norte-americano campeão nas 500cc (logo no primeiro ano), Roberts também abriu as portas para uma geração de pilotos dos Estados Unidos no Campeonato Mundial, como Freddie Spencer, Eddie Lawson, Randy Mamola e Kevin Schwantz. Você pode ler mais sobre ele aqui.