Andrea Dovizioso recebeu mais um elogio de peso nos últimos dias: ninguém menos do que o tricampeão mundial Kenny Roberts. O lendário ex-piloto norte-americano assistiu ao Grande Prêmio dos Estados Unidos nos boxes, no último final de semana e contou o que viu em Austin.
“O desempenho de Andrea foi chocante e me surpreendeu, porque nos seus primeiros anos de MotoGP ele nunca tinha sido capaz de explorar o seu potencial com a Honda” disse Roberts ao Crash.net. “Não trabalho com ele e não vou às corridas de MotoGP com muita frequência, mas o seu regresso ao topo mostra que nunca sabe o que o futuro reserva“, completou.
Roberts, que sempre foi conhecido pelo temperamento fechado e avesso a estrelismos elogia também a personalidade de Dovizioso: “Ele não se importa tanto com fatores externos e prefere se concentrar em seu trabalho. Marc Márquez é mais marcante, mas prefere se concentrar em si mesmo e tenta melhorar cada vez mais“, analisou.
Roberts, que foi o primeiro campeão dos Estados Unidos na MotoGP entre 1978 e 1980 também teve uma brilhante carreira como chefe de equipe, comandando nomes como Eddie Lawson, Randy Mamola e principalmente Wayne Rainey, com a qual fez comparações com Dovizioso.
“Foi um piloto que chegaram a dizer que nunca pertenceria a elite do mundial“, relembra. “Todos os dias você tem que pensar sobre como pode ser mais rápido e o que pode fazer para a sua moto ir mais rápido“, ensina. “Dovizioso faz exatamente isso. Esse tipo de piloto é, de certa forma, o mais difícil de ser batido, porque eles aprendem da maneira deles e no ritmo deles. Isso, às vezes, é melhor do que muito talento natural que faz você sentir falta de certas coisas“.