Keanu Reeves resolveu dar uma forcinha para que os Estados Unidos volte a ter um piloto de ponta no Campeonato Mundial em breve. Nessa temporada, o ator de Hollywood vai patrocinar um garoto de apenas 13 anos de idade.
Seu nome é Damian Jigalov e em 2017 irá disputar o Campeonato Italiano de Motovelocidade (CIV), aonde já fez a sua estreia no ano passado, na etapa final da categoria, realizada no circuito de Mugello.
Jigalov será patrocinado pela Arch Motorcycles Company, pequena marca de motocicletas sob encomenda criada por Reeves e seu amigo Gard Hollinger que, por sinal, já foi assunto do Notícias Motociclísticas no passado. E a parceria não será somente por uma temporada.
O primeiro encontro entre Jigalov e Reeves aconteceu no Grande Prêmio de Austin de MotoGP do ano passado. Depois, o piloto deu algumas voltas com um modelo da Arch pelo circuito de Laguna Seca e o negócio foi fechado para o apoio financeiro a acontecer em 2017.
“Damian está cercado pela equipe ideal para crescer“, assegura Hollinger. “A Arch Motorcycles está confiante de que sua habilidade vai continuar crescendo até que ele chegue ao campeonato mundial e nós cruzamos os dedos que teremos outro campeão mundial americano de MotoGP em alguns anos”, acredita.
Depois de dominar o Campeonato Mundial na década de 80 e 90, os Estados Unidos não são campeões desde 2006 com Nicky Hayden. O último a vencer uma corrida na MotoGP foi Ben Spies no GP da Holanda de 2011. O piloto, no entanto, se aposentou em 2013.
Recentemente, P.J Jacobsen comentou sobre a seca norte-americana de pilotos, tanto na MotoGP quanto no World Superbike. Para o piloto de 23 anos (também considerado uma promessa), a Dorna e as equipes dão preferência total à europeus em ambas categorias.