As tradicionalíssimas 8 Horas de Suzuka, realizadas no último domingo (26) tiveram a ilustre visita do astro de Hollywood Keanu Reeves. Motociclista de carteirinha, o ator foi até o evento com uma moto customizada por sua própria empresa.
O gosto de Reeves por motos já foi pauta de uma matéria do Notícias Motociclísticas ainda nesse ano. Fã de customizações, o ator não estava satisfeito com os trabalhos que vinham sendo feitos em suas máquinas, até fundar a marca Arch, com o artesão Keith Oliver.
“Eu tinha uma Harley-Davidson Dyna que queria personalizar, mas o que ele estava sendo feito com ela era horrível. Eu conheci Keith Oliver que estava fazendo alguns assentos customizados e lhe disse que queria um sissy bar com estilo metálico. Ele deve ter pensado algo como ‘esse cara precisa de ajuda’. Ele chamou Gard Hollinger, que olhou para mim e disse: ‘não fabricamos isso aqui, mas porque você não entra e dá uma olhada?” (Keanu Reeves)
A Harley-Davidson acabou sendo tão profundamente modificada que acabou se tornando no protótipo da Arch KRGT-1, primeira criação da empresa, depois de três anos de trabalho. Reeves entra com o capital e a “inspiração”, enquanto Oliver e Hollinger põem a mão na massa com sua vasta experiência em customizações.
Foi com a Arch KRGT-1 que Reeves desfilou no autódromo de Suzuka, durante o final de semana. A moto possui um chassi chopper em ligas de alumínio e aço, inteiramente artesanal, com um imenso motor Harley-Davidson V2 de 2.000cc, envenenado pela S & S Cycle, capaz de render 122 cv.
As bengalas dianteiras são Öhlins, invertidas e reguláveis, com 43 mm de curso. Atrás, monoamortecedor Race Tech, ajustável em pré-carga, rebote e extensão. Os freios são da ISR, com duas enormes pinças radiais e seis pistões. As rodas BST são feitas de fibra de carbono, com um pneu gigante 240/70R/18 na traseira.
O objetivo, segundo Reeves era fazer uma moto altamente customizável, mas ainda com boa capacidade de fazer curvas, o que a maioria das custons não consegue. Além de todos os atributos técnicos, a Arch KRGT-1 possui ainda mais de 200 peças que são feitas na própria fábrica, todas em quantidades muito limitadas, o que, juntamente com a sua exclusividade faz com que a motocicleta custe mais de € 70.000 euros.