Você sabia que além de ser um astro de Hollywood, Keanu Reaves também é um motociclista de longa data? Conheça aqui esse lado menos conhecido do ator norte-americano.
O astro de Matrix concedeu uma pequena entrevista ao site Cycle World, onde contou começou o seu envolvimento com o mundo das duas rodas, até sua participação na empresa de customização ARCH Motorcycle.
Reeves revelou que se iniciou nas motos aos 22 anos, quando realizava filmagens em Munique, na Alemanha: “havia essa garota com uma moto de enduro no departamento de áudio e perguntei se não podia dar uma volta” disse. “De volta aos Estados Unidos, comprei uma Kawasaki KLR600“.
A paixão foi incendiária o suficiente para que Reeves começasse uma pequena coleção, especialmente de Nortons: “eu aprendi tudo sobre elas. Adoro a forma delas, os tubos nivelados, o cheiro e como elas andam“, confessa. Apesar da preferência pela fabricante britânica, Reeves já pilotou todos os tipos de motocicletas.
“Ao longo dos anos comprei motos usadas enquanto viajava a trabalho. Em Chicago tive uma Kawasaki GPZ 900. Em Portland, uma Suzuki GS1100E. Uma vez, consegui uma Moto Guzzi T3 1978. Também já tive uma AMF Harley Shovelhead em Pittsburgh. Quando eu fui para a Austrália fazer Matrix 1, peguei uma Norton 750 e, em seguida, para o segundo Matrix, uma Sportster. Tive também uma velha BMW 750 e uma Suzuki GSX-R750 1988.” (Keanu Reeves)
A grande viagem ainda está por vir
Apesar de já ter experimentado vários tipos de motos, Reeves confessa que ainda não realizou uma grande e longa viagem. Contudo, já andou no norte da Austrália e na “Estrada Napoleão”, na França. O ator normalmente roda na área de Los Angeles, mas uma grande aventura não está descartada: “um dia quero passar pela Europa, fazer a Patagônia e tudo isso” garante.
Reeves também já brincou de fazer trilhas, com a família de uma namorada, mas a experiência não acabou muito bem: “não me lembro onde foi, mas sim do buraco em que caí!” conta. “Desde então, quebrei alguns dentes, perfurei um baço, fraturei um braço e uma perna, tudo a partir de diferentes falhas.”
“Já fiz cursos de pilotagem. Eu fui para a escola de Freddie Spencer (bicampeão da MotoGP), em Las Vegas. Aquilo era outro mundo pra mim, que saía de uma Norton para uma Honda 600. Foi bom aprender como se deve frear e tudo isso. Mas, o que eu gosto mesmo é de pilotar nos canyons durante noites de lua cheia, desligando o motor ao descer, colina abaixo. Eu tento usar os freios o mínimo possível, só mantendo a velocidade usando a entrada de curva correta.”
Arch Motorcycle
Hoje, Reeves tem uma empresa de motos customizadas, a Arch Motorcycle, em parceria com Gard Hollinger. O ator contou que tudo começou em 2007, quando levou uma Harley-Davidson Dyna inacabada para o futuro parceiro modificar.
Assim que vi o que ele fazia, pedi para fazer uma moto customizada. Assim, modificamos tudo, exceto o motor. Ele construiu o protótipo, eu vi, andei e foi incrível. Se encaixa bem no que eu gosto em uma moto: gosto de conforto em longas retas, mas também de fazer (bem) curvas.”
O foco da Arch Motorcycle é a customização, mas eles também oferecem um modelo, a KR GT-1. A moto utilizada um motor V2, de 2.032 cm³, câmbio de seis marchas, suspensões Öhlins invertidas e outras exclusividades.