A Kawasaki ZX-14 está ligeiramente menos potente em sua linha 2016. A confirmação veio através de medições da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) Os motivos são justamente o controle de emissões que estão mais rigorosos no próximo ano.
A principal “sport-touring” da marca verde (chamada de ZZR1400 na América do Norte e Europa) já chegou a aferir 210 cv, contudo o novo modelo, que possui apenas pequenas melhorias em relação ao anterior deve atingir dessa vez menos de 199 cv de força.
Embora seja uma medida dos Estados Unidos, é bem provável que as unidades europeias (e brasileiras) também venham com o decréscimo de potência. Isso se deve à normas de emissões de poluentes cada vez mais severas, que obrigam os fabricantes à reprojetar sistemas de exaustão e reprogramar a ECU eletrônica.
Os últimos dados de teste da EPA mostram que o modelo tem uma versão “nova” do motor de 1441cc com um catalisador de três estágios ao invés de um redutor comum. Junto com potência máxima, as emissões de monóxido de carbono também são reduzidas.