A Kawasaki apresentou a versão de pré-temporada (ou testes de inverno) de sua Ninja ZX-10RR, modelo que compete no WorldSBK. E, sim, você pode comprá-la! Mas serão apenas 25 unidades fabricadas.
Todos os anos, ao final do ano, as equipes de classe mundial iniciam um intenso período de testes e preparações visando a temporada de competições do ano seguinte. Quase todas correm com pinturas provisórias, já que os acordos de patrocínio ainda estão em negociação.
Alguns anos atrás, a Kawasaki teve a ideia de disponibilizar algumas unidades de sua Ninja ZX-10RR com pintura provisória, após intensos pedidos de seus clientes mais fieis. As motos venderam como água e se esgotaram rapidamente. Desde então, esse pequeno lote transformou-se em tradição.
O modelo 2024 foi apresentado nos últimos dias no circuito de Jerez. A ZX-10RR, que já é bem mais avançada do que uma ZX-10R comum, ganha um toque ainda mais exclusivo com um jogo de carenagens em preto fosco com grafismos em cinza e amarelo.
Mecanicamente, a ZX-10RR conta com um motor de quatro cilindros em linha extensamente modificado em relação à ZX-10R, como bielas leves, pistões de baixa fricção (ambos da Pankl) e sistema de válvulas variáveis. A potência oficialmente chega a 214 cv a 14.000 rpm, mas pode ir além disso.
O piloto ainda tem a sua disposição um quickshifter bidirecional, vários níveis controle de tração e um amortecedor de direção Öhlins. Além disso, o pacote inclui um kit de competição composto por uma ECU de corrida e chicote elétrico diferenciado. É uma máquina realmente pronta para as pistas.
E não para por aí: quem comprar a motocicleta ainda ganha um passe VIP para duas pessoas, com acesso ao paddock do WorldSBK, centro de hospitalidade e aos boxes da equipe Kawasaki. Naturalmente você poderá bater um papo com os pilotos, Alex Lowes e Axel Bassani.
O regulamento do WorldSBK exige que todas as fabricantes que participam do campeonato coloquem as motos à venda com uma quantidade mínima de exemplares. A ZX-10RR convencional já se encontrava disponível por 32.000 euros na Europa. A Winter Test é ainda mais cara, 33 mil euros.