Já imaginou como seria se a Kawasaki Ninja ZX-10R recebesse o mesmo motor sobrealimentado da Kawasaki Ninja H2? Tem gente falando sobre isso e eles dizem que pode acontecer.
Desde que surgiram há dez anos, as Kawasaki Ninja H2 e H2R continuam sendo as motocicletas mais potentes que você pode comprar em uma concessionária. A segunda, inclusive, com seus 326 cv, tem tanta cavalaria quanto uma MotoGP!
Mas tanto a Ninja H2 quanto a H2R não são propriamente motos de corrida. Elas se encaixam mais no conceito hyperbike, motos destinadas a impressionar mais pelo radicalismo que têm do que pelos resultados que obtém nas competições, que é o caso da ZX-10R.
Então, eis a história: de acordo com algumas fontes espanholas (que por sua vez citam fontes japonesas, sem especificar quais), a Kawasaki estaria trabalhando em criar uma ZX-10R com o motor supercharger da H2/H2R, em uma combinação de tirar o fôlego.
Tecnicamente não seria muito difícil. O motor da H2/H2R já é derivado do quatro cilindros em linha da ZX-10R; a diferença primordial é o sistema de indução forçada do ar, capaz de elevar substancialmente a potencia do motor, especialmente acima de uma certa rotação.
Combinar a ciclística comprovada nas pistas da ZX-10R, com o motor sobrealimentado da H2/H2R (abrindo um leque de 100 cv extras) parece formidável e certamente colocaria a Kawasaki em uma posição de destaque ao lado de uma Ducati Panigale V4S, BMW M1000RR e outras.
A grande questão que fica é: por que? os regulamentos do WorldSBK e de outros campeonatos pelo mundo impedem a participação de uma moto sobrealimentada. Logo não veríamos essa “ZX-10R H2”, como vem sendo chamada, em competições de classe mundial.
Isso não impediria a moto de competir em campeonatos regionais menos rígidos e de track days informais, além de chamar uma tremenda atenção. Se essa história já impressiona no papel, imagine na realidade. Tudo isso pode não passar de bobagem, mas… seria legal. O que você acha?