Parece que a Kawasaki vai mesmo lançar uma nova motocicleta retro chamada Z900RS (ou Z900B) nas próximas semanas. Será a opção da marca japonesa para enfrentar Triumph Thruxton e Yamaha XSR900, em um segmento cada vez mais procurado.
Já falamos sobre a Z900RS antes. A nomenclatura foi registrada no começo do ano evocando a Z1, uma das motos mais famosas da Kawasaki, que marcou época nos anos 1970. Desde então tem surgido várias especulações a respeito, principalmente no Japão.
Inicialmente pensava-se que a Z900RS viria com uma nova geração de motores sobrealimentados, baseada nos conceitos SC-01 Spirit Charger e SC-02 Soul Charger apresentados no ano passado. Entretanto fontes japonesas afirmaram ao Motorcycle News que o modelo aspirado convencional deve vir primeiro.
Esse modelo teria a designação definitiva de ZR900B e conteria um inteiramente novo e recém-projetado motor de quatro cilindros em linha, de aproximadamente 900 cilindradas e refrigeração líquida. O objetivo claramente é oferecer um produto inspirado na Z1, mas com soluções de engenharia modernas.
As mesmas fontes disseram também que a Kawasaki deverá apresentar toda uma nova linha de modelos clássicos aproveitando sua rica história e herança de engenharia. Os especialistas acreditam que pelo menos um deles terá motor sobrealimentado, de 675 cm³ e três cilindros chamado de H1, outra sigla que marcou época.
Oportunidades para anunciarem os planos é o que não faltam, já que no próximo mês acontece o importante Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha e em novembro o ainda mais significativo Salão de Milão (Eicma, na Itália), onde as montadoras costumam apresentar suas principais novidades.