Os mecânicos da empresa espanhola LaPerra Bikes Workshop pegaram essa Kawasaki Z900R 1976 e fizeram uma reforma completa, deixando-a não apenas belíssima, mas também com um desempenho moderno e pronta para encarar as pistas.
A intenção da equipe sediada em Málaga, na Espanha era criar algo forte o suficiente para competir da “Batalha De Clásicas”, uma corrida de resistência de 3 horas para motos de dois e quatro tempos fabricadas antes de 1990, que acontece no circuito de Guadix.
Eles começaram desmontando inteiramente o clássico modelo, um dos maiores símbolos da Kawasaki nos anos 1970. Com a motocicleta inteiramente nua, começou-se um trabalho exaustivo e minucioso de como melhorar o seu desempenho, na qual foi investido muito tempo e carinho.
Na parte dianteira, o que vemos é um híbrido de componentes de Suzuki GSX-R 1991, com garfos e freios de uma Kawasaki ZX-6R, 2006. Atrás, os amortecedores foram doados por uma Kawasaki Zephyr 750C. Todas essas alterações resultaram em uma mudança na geometria externa para calçar os novos pneus slick, (medidas 120/80-18 e 160/60-17), muito maiores do que os originais.
A fim de suportar o aumento da dimensão do pneu traseiro, a transmissão teve que ser deslocada para o lado de fora, com um pinhão suplementar adaptado para usar uma corrente com passo 530 em vez dos 630 originais. Cada peça feita para nesse trabalho utilizou alumínio leve 7075 para minimizar o peso.
E não foi um trabalho feito apenas “no olho”. A equipe utilizou uma simulação em computador para, com os dados teóricos na mão, saber a geometria exata de que deviam conseguir. Essas não foram as únicas mudanças que o chassi recebeu. O quadro foi inteiramente reforçado para minimizar torções.
O motor foi inteiramente desmontado, limpo e revisado. O cabeçote passou por uma retífica que aumentou a sua compressão. Os carburadores Mikuni originais foram substituídos por outros de maior fluxo, da mesma marca, mas modelo Mic VM28SS. Válvulas foram substituídas, uma nova tampa sobre a árvore de manivelas foi adicionada, assim como um novo tensor de corrente, distribuidor, além de um conjunto completo de retentores e juntas.
Na parte elétrica, a ignição original foi substituída por uma Dynatek DYNA2000 enquanto que cabos e bobinas passaram a ser da NGK de silicone com 3 ohms de amperagem. Os discos de embreagem são EBC reforçados para aguentar ao uso intenso e para coroar o trabalho mecânico, a ponteira é uma Yoshimura 4 x 1 modificada.
Nos freios, uma mistura muito peculiar: os discos são de 320 milímetros e só pinças Tokico podem mordê-los adequadamente. No entanto, a força é enviada através de uma bomba radial Nissin e a fricção é feita por um conjunto de pastilhas EBC HH Extrem-Pro.
Atrás, a pinça de pistão duplo é comandada por uma bomba Brembo e o sistema usa um aerokip completo, com malhas de aço revestindo tudo. Certo, mas e na hora de pilotar? Em termos de instrumentação, o piloto não encontra nada, apenas um tacômetro com luz, da pressão de óleo.
O guidão é um TRW Superbike com amortecedor Öhlins. As pedaleiras vêm de uma Aprilia RSV Mille e o tanque de combustível de uma Kawasaki KZ750 1981, devidamente adaptado e modificado e para acomodar duas bocas de enchimento rápido.
Com exceção do estofamento do assento que foi feito sob medida em outra empresa, todo o trabalho foi realizado dentro da oficina Laperra Bikes Workshop. Você pode conferir mais obras desses true racers clicando aqui.