Uma das maiores atrações no estande da Kawasaki no Salão de Milão desse ano era a Z7 Hybrid, versão naked da Ninja 7 apresentada no mês passado. Em menos de um ano, a marca verde já tem dois modelos híbridos.
Assim como sua versão análoga carenada, a Z7 Hybrid é impulsionada primordialmente por um motor a combustão bicilíndrico de 451 cm³, o mesmo que vem na Kawasaki Eliminator e que rende aproximadamente 48 cv, bem no limite da categoria de condução A2 europeia.
A grande novidade é o motor de tração elétrico acoplado à estrutura capaz de fazer a potência saltar para 69 cv. Segundo a Kawasaki, oferece a aceleração instantânea de um motor de 1000cc ao mesmo tempo em que o consumo de combustível é similar a uma 250cc!
Essencialmente uma versão descarenada da Ninja 7, a Z7 Hybrid também usa o mesmo quadro de treliça de aço, assim como as suspensões, com garfo telescópico de 41 mm e suspensão traseira com articulação do tipo Pro-Link com pré-carga ajustável.
O mesmo pode ser dito dos discos duplos de freio de 300 mm combinados com pinças de dois pistões na roda dianteira, enquanto a roda traseira utiliza um disco único de 220 mm e pinça de dois pistões. Especificações completas, incluindo o peso, ainda não foram reveladas.
Assim como na Ninja 7, há 3 modos de pilotagem. O primeiro, é apenas elétrico, com transmissão automática. Depois vem o Eco-Hybrid (no qual o motor a combustão e elétrico trabalham juntos) e o modo Sport, que extrai o máximo de desempenho possível das duas fontes de energia.
Além dessas, há uma função e-Boost adicional (acionada por um interruptor no guidão direito) que espreme toda a potência possível em no máximo cinco segundos. A ideia é utilizá-lo para ultrapassagens. O motor elétrico sozinho é capaz de fornecer 12 quilômetros de autonomia por conta própria.
A cerca de um ano, a Kawasaki disse que iria apresentar os primeiros modelos elétricos e híbridos de sua história e cumpriu o prometido. Além da Z7 e da Ninja 7, não nos esqueçamos que em outubro eles lançaram duas motos totalmente elétricas, “Z e-1” e “Ninja e-1”.
A Kawasaki promete entregar as primeiras unidades nos concessionários europeus em maio de 2024. Serão apenas duas opções de cores: prata com verde ou prata com preto. Virá para o Brasil? Cedo para dizer. Até nos EUA ainda não há previsão…