Introduzida há apenas dois anos, a Kawasaki Z650RS deve ganhar as suas primeiras atualizações em breve. A naked retrô média deve ganhar o mesmo sistema de controle de tração de suas irmãs Z650 e Versys 650.
Apresentada no exterior em setembro de 2021, a Z650RS é a versão retrô da Z650, inspirada na Z650-B1 e na própria Z900RS atual. Naturalmente ela compartilha o mesmo motor de dois cilindros em linha e o mesmo quadro tubular de aço da irmã moderna, assim como da Versys 650.
Só que a Versys 650 passou por uma grande atualização no final de 2021 quando ganhou, entre outras coisas, um controle de tração básico, sendo seguida pela Z650 no ano seguinte. O dispositivo, entretanto, ainda está faltando na Z650RS. Até agora.
A imprensa norte-americana descobriu, junto ao Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) documentos que apontam para a chegada de uma nova Z650RS. A papelada, datada de 13 de março, contém o codinome interno “ER650RR”, enquanto o modelo 2023 vinha com “ER650MP”.
Os demais modelos da linha já vem com seus “nome de marketing”, de modo que a única que ficou de fora é a Z650RS. Podemos notar ainda que as quatro possuem a mesma cilindrada (649 cm³) e o mesmo índices de emissões, de modo que o motor não passou por alterações.
E por que a Kawasaki não atualizou a Z650RS com o controle de tração junto com a Z650 e Versys 650? Porque a retrô ainda era muito nova, lançada há poucos meses, o que geraria uma má publicidade para os primeiros compradores. Uma lacuna de dois ano/modelo é de praxe.
Além disso, a introdução do controle de tração na Z650RS não é tão simples por causa do seu painel: Ao contrário dos outros modelos, que tem um display TFT de 4,3 polegadas, a RS usa dois mostradores analógicos e uma pequena tela LCD. Adicionar controle de tração exige nova instrumentação.
Se estivermos certos, a Vulcan S será o único membro da linha 650cc que não recebeu a mesma atualização. A custom (codinome EN650) tem um escapamento diferente e, portanto, está sujeita a uma ordem executiva própria, ainda não tendo recebido uma para 2024.
Como a Kawasaki não fez nenhuma outra menção de atualizar os demais modelos da linha (todos bem recentes), o controle de tração na Z650RS deve ser a única novidade para 2024 sendo apresentado no final do ano junto um novo painel e provavelmente novas cores.