A Kawasaki vai mesmo apresentar uma Z650RS nos próximos meses. A versão retrô da média bicilíndrica foi flagrada em registros de patente e aqui temos as primeiras especificações técnicas.
Os documentos arquivados na Europa continental confirmam vários detalhes da Z650RS, como potência, dimensões e desempenho. Embora não haja fotos, o design deve seguir a receita de sucesso empregada na Z900RS, baseando-se na primeira Z650 uma tetracilíndrica originalmente lançada em 1976.
Seu nome será efetivamente Z650RS, com código interno “ER650M”, ou seja, da mesma família na qual pertence a Z650 atual, Ninja 650 e Versys 650. A potência é a mesma das três, 69 cv a 8.000 rpm e 64 NM a 6.700 rotações. Haverá ainda uma versão com potência eletronicamente reduzida para enquadrar-se na categoria A2 europeia.
Quando se trata de dimensões físicas, as coisas começam a ficar diferentes. Seu comprimento total, 2.065 mm, foi estendido em 10 mm, a largura cresceu de 765 mm para 800 mm e a altura, sem incluir os espelhos, aumenta de aumenta de 1.065 mm na Z650 para 1.115 mm na Z650RS.
Esses números certamente correspondem a uma da cauda mais longa e inferior, além de um guidão mais alto largo do que a Z650 atual. Isso significa que a Z650RS virá com uma posição de pilotagem muito mais tradicional e vertical para se adequar ao seu estilo retrô.
Outra diferença é a distância entre-eixos da Z650RS, 1.405 mm, ligeiramente mais curta do que os 1.410 mm da Z650. Isso sugere uma configuração de suspensão diferente no modelo retrô. O peso é praticamente o mesmo, 187 kg contra 188 kg, já completamente abastecida.
A Kawasaki já começou a anunciar a Z650RS com um pequeno teaser essa semana, onde vemos dois motociclistas com trajes dos anos 1970 e uma moto com espelhos redondos. A chamada “”Retrovolution is coming”, não deixa dúvidas quanto a sua natureza. O lançamento deve acontecer muito em breve.