A Kawasaki vai disponibilizar no mercado brasileiro a Z650RS, versão retrô da média bicilíndrica. A motocicleta chega para dividir espaço com Triumph Street Twin e Ducati Scrambler.
Apresentada em setembro do ano passado, a Z650RS é como a sua irmã maior, Z900RS: um releitura moderna das clássicas Kawasaki que marcaram a década de 1970. Nesse caso, ao invés da Z1, a inspiração veio da Z650-B1 apresentada em 1976.
A base mecânica é a mesma de sua gêmea moderna Z650, ou seja, motor de dois cilindros em linha que fornece 69 cv a 8.000 rpm e 6,41 kgf.m de torque a 6.700 giros. O quadro de de aço tubular também é o mesmo, assim como os garfos telescópicos convencionais de 41 mm e o sistema de freios.
O clima retrô fica garantido pela pintura verde metálica que é a mesma da Z650-B1 original, o farol redondo e o painel com mostradores analógicos. As rodas também são específicas do modelo, assim como o banco de couro com aquela cinta que toda CB da época tinha.
Apesar disso, há lembretes de que estamos no século XXI. A iluminação, por exemplo, é toda de LED e o ABS de canal duplo Bosch fornece mais segurança nas frenagens. São dois discos de 300mm na dianteira e outro de 200mm com pistão simples atrás. Os pneus, nas medidas 120/70-17 e 160/60-17, são muito maiores do que os da época.
A Z650RS estará disponível na cor cinza com preto (Metallic Moondust Grey/Ebony) a partir de agosto com o preço sugerido de R$ 47.530,00 (em São Paulo). Um pouco menos do que os R$ 53.190,00 pedidos pela Triumph Street Twin e os R$ 64.990,00 da Ducati Scrambler, mas que contam com motores maiores.