A Kawasaki informou hoje (24) que vai disponibilizar no mercado brasileiro a Z400, versão naked da Ninja 400. A motocicleta estará nas concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto.
Apresentada no Salão de Milão do ano passado, a Z400 compartilha com sua irmã carenada o mesmo chassi e motor, um bicilíndrico em linha de 399 cm³ inteiramente novo capaz de fornecer 48 cv a 10.000 rpm e 3.9 kgf.m de torque a 8.000 rotações.
É um avanço considerável em relação aos 39 cv a 11.000 rpm e 2,8 kgf.m a 10.000 rpm da Z300, o que pode ser traduzido também em 23% a mais de potência e 40% a mais de torque. O melhor de tudo é que a Kawasaki conseguiu esses números mantendo as mesmas dimensões do propulsor anterior e aliviando 8 kg de peso.
O quadro, embora seja o mesmo da Ninja 400, recebeu modificações para uma postura mais confortável e urbana, o habitat natural da Z400. O guidão está em posição mais elevada, o assento é mais estreito entre as pernas e sua altura, de apenas 78,5 cm em relação ao solo, é convidativa a novos motociclistas que chegam de modelos menores.
Leia também
Kawasaki inaugura nova concessionária em Campo Grande (MS)
Kit que transforma Kawasaki Z900 em ZX-7R já está disponível
Vídeo: veja Tom Cruise pilotando duas Kawasaki no trailer de Top Gun 2
Para deixá-la mais ágil na cidade, as relações de marcha foram ligeiramente encurtadas em relação à Ninja 400. A embreagem é do tipo deslizante, recurso que ajuda a deixar o manete mais macio e previne o travamento inesperado da roda traseira em reduções bruscas.
Nas suspensões, a Z400 utiliza garfos convencionais de 41mm na dianteira e amortecedor regulável de 130mm na traseira. De freios, a naked conta com um único disco semi-flutuante de 310mm na frente (o mesmo da Z1000), com um novo cilindro mestre da Nissin. As rodas de cinco raios são as mesmas da Z650, com o pneu traseiro medido 150 polegadas de largura.
Da Z650 também vem o mesmo painel digital de LCD, com o conta-giros de estilo analógico (com três modos de exibição selecionáveis), as demais funções agrupadas ao centro e as luzes-espia nas laterais. Além das informações habituais, o leitor indica a marcha engatada e a pilotagem econômica.
A Kawasaki Z400 chegará à rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de agosto com preço público sugerido de R$ 22.990,00 (sem frete) nas cores verde/preto (Candy Lime Green/Metallic Spark Black) e vermelho/preto (Candy Cardinal Red/Metallic Flat Spark Black).