Um dos lançamentos mais confirmados para esse ano é o da Kawasaki Z1100. Trouxemos aqui mais algumas especificações recém descobertas para você não ser pego de surpresa.
Na semana retrasada, a existência da Kawasaki Z1100 foi confirmada através de documentos de homologação no CARB, o conselho de emissões da Califórnia. Agora, outros documentos vazaram do outro lado do Atlântico, na Holanda.
Além do nome comercial Z1100 (anteriormente apenas o código do modelo, ZR1100HT), os documentos holandeses também revelam a potência de pico, 134,1 hp (ou 135,9 cv) a 9.000 rpm. É o mesmo valor declarado pela Ninja 1100 SX, e não os 134,6 cv declarados pela Versys 1100.
Podemos presumir, portanto, que a especificação do motor da Z1100 seja a mesma da Ninja 1100, assim como o seu torque máximo, 82,5 lb-ft (ou 11,4 kgf.m) a 7.600 rpm declarados pela versão carenada. A velocidade máxima, no entanto, é menor: 247 km/h contra 251 km/h.
Se as motos naked correm menos devido à menor penetração aerodinâmica, por outro lado elas são mais leves. É o que vemos aqui, com a Z1100 declarando 221 kg (487,2 libras) enquanto a Ninja 1100 chega a 235 kg e a Versys 1100 a 255 kg.
Os dados de homologação da Z1100 ainda apontam a mesma distância entre eixos de 56,7 polegadas da Ninja 1100, o que sugere que elas compartilham também o chassi. Com 80,9 polegadas, a Z1100 não é tão longa quanto a Ninja de 82,7 polegadas, porém é mais larga (32,5 polegadas contra 31,7).
Os dados não dizem nada sobre a suspensão, freios ou eletrônica, mas tudo indica que serão muito próximos aos da Ninja 1100. O design deve seguir ao estilo “Sugomi” utilizado pela Kawasaki nos últimos anos. Masa nada impede os japoneses de iniciar uma nova direção com a Z1100.
O lançamento deve acontecer no final do ano, quando os modelos 2026 começam a ficar prontos. Sucesso no Brasil desde a chegada da Kawasaki em 2009, a Z de um litro deve ser trazida para cá cerca de um ano depois de sua chegada aos principais mercados.