No ano passado a Kawasaki Versys 1000 passou a ter um motor de 1100cc. Agora, a sua irmã naked, Z1000 deve passar pelo mesmo processo esse ano, de acordo com esses documentos de homologação.
Os documentos descobertos pelo Motorcycle.com são do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB), responsável por autorizar os veículos novos em circulação nos EUA com os índices corretos de emissões de poluentes. São também uma boa forma de perceber a chegada de novos modelos.
Além da Ninja 1100SX, Ninja 1100SX SE e Versys 1100 SE, a ordem executiva listou um novo código de modelo, o ZR1100HT. O “T” neste caso representa o ano-modelo 2025, conforme os padrões da indústria, mas a designação ZR1100H é nova.
Segundo o padrão da Kawasaki, ela lista o nome comercial de seus produtos que são herdados de anos-modelo anteriores. Nesse caso, as letras ZR são reservados para modelos Z sem pintura, portanto, salvo uma quebra da prática padrão, o novo código de modelo é para uma Z1100 standard.
A certificação CARB não nos diz muito mais, exceto que todas compartilham o mesmo motor, ou seja, um quatro cilindros em linha de 1.099 cm³ que gera cerca de 135 cv a 9.000 rpm e 112 Nm a 7.600 rpm. Na verdade, trata-se do mesmo motor anterior, mas com o curso aumentado em 3 mm.
A última atualização de relevo na Z1000 aconteceu para o ano modelo 2021. Mas a cilindrada de 1100cc também remete a um passado glorioso da Kawasaki, quando os modelos Ninja ZX-11 e Zephyr 1100 marcando a cultura motociclística nos anos 1990.
Isso significa que a Z900 também vai subir de cilindrada? À princípio não. O modelo foi atualizado para o padrão Euro5+ no ano passado. Mas os documentos da Z900 e Z900 SE também incluem três novos códigos de modelo: ZR902AT, ZR902BT e ZR902ET, sugerindo novidades. A ver.