A Kawasaki lançou no Salão de motos de Orlando na Flórida, a Vulcan S, uma custom de 650 cc que promete ser confortável a motociclistas de todos os tipos físicos.
A linha Vulcan é mais do que conhecida do grande público, especialmente pelo modelo de 900 cilindradas vendido no Brasil. Entretanto, a Kawasaki quer expandir o segmento, criando uma motocicleta menor para agregar motociclistas iniciantes ou menos experientes.
Outro objetivo era projetar uma moto na quais pilotos de diferentes pesos e tamanhos pudessem se sentir à vontade, da mesma forma. Pensando nisso, a marca verde criou o programa “Ergo-Fit” na qual diversas partes da moto são customizáveis ao biotipo do cliente, ainda na própria concessionária. “Queremos que o revendedor ajuste a moto para o piloto”, explica Croft Longo, Gerente de Projetos da Kawasaki.
Assim nasceu a Vulcan S. A custom possui dois tipos de guidão, com diferentes comprimentos para que baixinhos ou mais altos possam se adaptar com facilidade. O mesmo pode ser dito com relação à pedaleiras e assento, onde haverá uma grande variedade deles, com diferentes texturas e espumas. Na conferência de imprensa, a Kawasaki deixou claro que o projeto Ergo-Fit, não vai ter custos adicionais ao cliente.
No meio de um quadro tubular de aço, está o motor de dois cilindros paralelos de 650 centímetros cúbicos (o mesmo da ER-6N e Versys). Talvez um dos propulsores mais versáteis no catálogo da Kawasaki atualmente, o engenho passou apenas por um remapeamento eletrônico para ter mais torque em médios regimes e ficar mais suave.
Com rodas de liga leve (18 polegadas na frente e 17 atrás), poucos cromados e cores vivas, a Vulcan S possui um ar jovial, bem distante do “peso” da sua irmã de 900 cc. Até o escapamento, sempre exuberante nas custons, é bastante discreto, terminando antes da roda traseira. O monoamortecedor posicionado lateralmente evidencia o “DNA” da ER-6N.
A Vulcan S vem com um bom sistema de freios, um disco único de 300 mm e dois pistões na dianteira e outro de 250 mm com pistão único atrás. O painel é bem completo, com tacômetro analógico, e informações digitais, que são: relógio, hodômetro (parcial e total) e consumo médio e instantâneo de combustível. Até um “indicador de economia” existe para mostrar o quanto o piloto está gastando de combustível.
Oferecida com três opções de cores (verde limão, branco pérola e preto Ebony) a Vulcan S estará nas concessionárias norte-americanas em janeiro de 2015. O preço será de 6.999 dólares (ou 7.399 com ABS). Ainda não há previsão de vinda ao Brasil.