Além das novas Ninja ZX-10R, ZX-10RR e ZH2 SE, A Kawasaki apresentou hoje (23) o modelo 2021 da sua conhecida trilheira KLX 300, que agora conta com uma inédita versão supermoto, a KLX 300SM.
Lamentavelmente indisponível no Brasil, a Kawasaki KLX 300 é a sucessora da KLX 250 na América do Norte e Europa, modelo do segmento conhecido como Dual Sport e que tem no Brasil as manjadas Yamaha XTZ 250 e Honda XRE 300 como principais ofertas.
Ambas, KLX 300 e SM contam com um motor monocilíndrico DOHC de refrigeração líquida, que teve o seu diâmetro e curso aumentados para atingir 292 cm³ e se adequar aos novos limites de emissões. O quadro, os garfos invertidos (com amortecedor traseiro a gás) e o câmbio de seis marchas também são os mesmos nas duas.
Os modelos diferem no estilo geral e no uso pretendido. Enquanto a KLX 300 conta com aros de alumínio de 21 e 18 polegadas, a KLX 300SM vem com aros 17” pintados de preto em ambos os eixos com pneus esportivos. Os freios também são diferentes: disco simples de 250mm na primeira e de 300mm semi flutuante na segunda, com pinça de 2 pistões.
A KLX 300SM também conta com o tempo de ignição otimizado e radiadores duplos, que prometem maior eficiência de resfriamento. Mais rápida em roubar a cena com seu visual nitidamente mais agressivo do que a pacata KLX 300, a SM promete fazer com que pilotos com alguma habilidade sorriam debaixo dos capacetes graças a sua maior capacidade de fazer curvas.
A KLX 300SM marca a volta da Kawasaki ao segmento supermoto, onde esteve por um breve período com a finada D-Tracker 250, que chegou a ser ofertada no Brasil entre 2009 e 2010. Quem sabe a marca não faz uma nova tentativa agora? A versão será comercializada nos EUA por $ 6.000. Já a KLX 300 normal parte de $ 5.600.
Kawasaki KLX 300
Kawasaki KLX 300SM