A Kawasaki apresentou duas motos híbridas esse ano e não deve parar por aí. Desenhos de patente recém-descobertos indicam que a próxima deve ser uma versão da Versys.
O pedido de patente apresentado no Japão mostra o trem de força elétrico/híbrido e o motor de 451 cm³ ajustado na silhueta de um modelo crossover estilo Versys completo, com suspensão de curso mais longo, maior distância ao solo e posição de pilotagem vertical.
A patente em si refere-se a elementos do sistema de refrigeração, conforme utilizado nos modelos Ninja 7 Hybrid e Z7 Hybrid, apresentados nos últimos meses. Portanto não há uma necessidade intrínseca de que as ilustrações no documento apresentem uma motocicleta estilo Versys.
Os principais elementos mecânicos mostrados nesta patente parecem ser os mesmos do Ninja 7 Hybrid e Z7 Hybrid, sem alteração no design. Mas não há a caixa bulbosa sob o assento que contém a bateria principal dos modelos híbridos, talvez por não ser o elemento chave da patente.
Na verdade, esta é a única de muitas patentes relacionadas ao projeto que mostra um contorno semelhante ao Versys – a maioria mostra o formato do Ninja 7 Hybrid ou coloca o trem de força em uma moto genérica, quase caricatural, que não dá nenhuma dica.
É possível que a Kawasaki tenha usado esse formato semelhante ao Versys como uma pista falsa, mas essa não é a primeira vez que flagramos uma patente híbrida do modelo. Em 2020, a marca já havia feito o registro de algo semelhante.
Dado o fato de que as motos polivalentes são atualmente mais populares em muitos mercados do que as motos esportivas estilo Ninja ou nakeds como a Z7 Hybrid, faz todo o sentido que uma Versys 7 Hybrid seja adicionada à linha, superando as vendas de seus modelos híbridos irmãos.
É também uma segmento onde a autonomia e a economia de combustível do sistema híbrido podem revelar-se mais atrativas para os clientes, e onde a penalidade de peso de ter dois motores (elétrico e a combustão) não seria tão perceptível quando comparada com as esportivas.
Além disso, é um público que abraça bem novidades tecnológicas. O câmbio DCT da Honda Africa Twin 1100 vende bem, assim com os sistemas de suspensão eletrônica e o mais recente controle de cruzeiro adaptativo da Bosch. Uma crossover híbrida funcional ser uma carta na manga da Kawasaki.