Pioneira do segmento crossover, a Kawasaki Versys 650 tem sido ofuscada pelas mais recentes Yamaha Tracer 7 e Triumph Tiger Sport 660. Mas a briga promete reequilibrar-se em 2022 com a chegada uma nova geração flagrada em documentos de homologação.
Apresentada internacionalmente em 2007, a Versys 650 foi uma das primeiras motocicletas a combinar suspensão alta com rodas e pneus esportivos, sucesso que deu origem à Versys 1000 em 2010 e a Versys X-300 em 2016. As duas últimas foram atualizadas mais recentemente, mas a primeira não recebe uma reforma completa desde 2015.
Documentos de aprovação descobertos para circulação na Europa revelam que a Versys 650 2022 vai manter o mesmo motor de dois cilindros em linha de 649 cm³ da Z650 e Ninja 650, que recentemente foi atualizado para o Euro5 e rende 68 cv a 8.000 rpm e 6,6 kgf.m a 6.500 rotações.
Os índices de poluentes são exatamente os mesmos indicando que também não há mudanças no sistema de escapamento. A Distância entre eixos permaneceu em 1.415 mm, dando a entender que quadro, garfos e o braço oscilante também permaneceram os mesmos do modelo atual.
Os números de altura, no entanto, são diferentes. O modelo atual tem 1.400 mm de altura com o para-brisa na posição baixa e 1.450 mm no seu ponto mais alto. No 2022, esses números mudam para 1.360 mm com a bolha baixa e 1.420 mm levantada, indicando um design frontal mais baixo.
Isso faz sentido, porque em sua última reestilização, em 2019, a Versys 1000 ganhou faróis inclinados para a frente, algo que, sem dúvida, a Versys 650 deve acompanhar agora para refletir as últimas tendências de estilo da Kawasaki e deixar os modelos da linha literalmente mais alinhados.
O peso também aumentou um pouquinho, 219 kg já completamente abastecida, ou seja, 2 kg a mais do que a moto atual. Como o motor e o quadro não mudaram, isso provavelmente é resultado de algum aparelho eletrônico implementado, setor em que a Versys 650 vigente também está devendo.
Com a Z650 e Ninja 650 já equipadas com modernas telas de TFT com conectividade Bluetooth, o que se espera é que a Versys 650 siga o mesmo caminho, já que ainda adota um obsoleto painel misto, com conta-giros analógico. É possível ainda que a Kawasaki tenha instalado uma IMU na motocicleta, o que abre todo um novo leque de opções.
Com uma IMU instalada, a Versys 650 pode passar a ter acelerador eletrônico, o que, por sua vez, abre caminho para a introdução de um controle de tração, algo bem vindo a esse motor reconhecidamente truculento em baixa. Modos de pilotagem e controle de cruzeiro também seriam bem vindos.
O site norte-americano da Kawasaki está anunciando três novos modelos a serem revelados em 23 de novembro – no meio dos quais podemos notar uma silhueta muito parecida com a Versys 650. Enquanto isso, os sites europeus já mostram os modelos 2022 da maioria do catálogo, com a Versys 650 sendo uma notável exceção. Prepare-se!