A Kawasaki apresentou hoje (26) a nova Versys 1100, que como o nome diz, tem como grande novidade o novo motor com cilindrada aumentada. A principal crossover da marca, no entanto, ganhou outros aprimoramentos.
Conforme já estávamos antecipando nas últimas semanas, o motor de quatro cilindros em linha passou de 1.043 cm³ para 1.099 cm³ por meio de um curso 3 mm mais longo. Dentro do bloco, um volante mais pesado e um balanceador secundário foram introduzidos para reduzir o excesso de vibrações.
Além disso, um novo radiador de óleo foi adicionado e os funis de admissão centrais são 45 mm mais longos do que os funis externos, um movimento que, juntamente com portas de admissão mais estreitas e cames de elevação mais baixos, melhora as características de torque do motor entre 4.000 e 7.000 rpm.
Essas mudanças, combinadas com novas configurações de ECU e tubos de conexão entre os coletores de escape 1-4 e 2-3, fizeram a potência máxima aumentar de 120 cv para 135 cv e o pico do torque de 102 NM a 7.800 rpm para 112 Nm a 7.600 rpm.
A Kawasaki também alterou tanto as relações de transmissão internas da Versys quanto sua relação de transmissão final para torná-la mais suave de viajar. Agora, a motocicleta vem com uma coroa menor, de 42 dentes, um dente a menos do que antes.
Nada mudou no design, que continua com o mesmo visual renovado pela empresa em 2021 e que continua agradando a maior parte de seu público alvo. Rodas e pneus de 17 polegadas também permaneceram inalterados, mas o disco de freio traseiro passou de 250 mm para 260 mm.
Na parte eletrônica, o quickshifter agora funciona a partir de um limite de troca de marchas inferior de 1.500 rpm, uma entrada USB-C montada no guidão vem de série e o aplicativo Rideology agora está pronto para receber comandos por voz. Mas apenas os modelos S e SE têm conectividade.
E por falar em versões, a Kawasaki disponibilizará na Europa, a partir de dezembro, três modelos: Versys 1100 standard, Versys 1100 S e Versys 1100 SE, esta com a suspensão eletrônica Showa Skyhook, capaz de se ajustar com a motocicleta em movimento.