Documentos de homologação revelam que a Kawasaki Versys 1000 deve ter um acrescimo de cilindrada no próximo ano/modelo no exterior. A poderosa crossover da marca verde terá 1100cc.
A Kawasaki, que tem uma presença muito forte na Austrália, já registrou no órgão australiano responsável pela homologação de todos os veículos novos do país o modelo novo que tem o nome código KLZ1100B, ao passo que o modelo atual responde pela sigla KLZ1000B.
Na verdade, o motor da Versys já tem mais de 1.000 cm³. Mais precisamente 1.043 cm³, com diâmetro e curso de 77 x 56 mm. Assumindo um curso inalterado (com o mínimo esforço possível para a fabricante), o propulsor poderia passar para algo em torno de 1.070 cm³.
Essas mudança são feitas para adequar o motor às novas leis de emissões de poluentes cada vez mais rígidas. Isso exige catalisadores cada vez maiores, o que prejudica a potência e o torque. Aumentar levemente o deslocamento volumétrico é uma forma de compensar isso.
Isso significa que a Versys 1100 provavelmente não perderá sua potência atual, ou seja, 120 cv (88 kW) a 9.000 rpm e 102 Nm a 7.500 rpm. Outros dados técnicos ainda não estão disponíveis, mas aparentemente trata-se de uma atualização (não de uma revolução) da motocicleta com um facelift.
Sem grandes mudanças no tipo de veículo e, portanto, no conceito, a Versys 1100 não se tornará uma big trail e deve continuar com rodas de 17 polegadas. Ela também não se tornará um “Versys H2” de 200 cv com compressor, conforme especulado por alguns veículos de informação.
Po outro lado, podemos cravar com alguma tranquilidade que ela será equipada com os mais recentes sistemas de assistência, como controles de cruzeiro e de segurança baseado em radares na dianteira e traseira, além dos componentes da suspensão controlados eletronicamente.
Essa atualização no motor também provavelmente se extenderá ao resto da linha, como a Ninja 1000 SX e H2 SX (que já utilizam radares) no tempo oportuno. Como o modelo já foi registrado, o lançamento não deve demorar e deve acontecer até o final do ano.