Em 2022, a Kawasaki Z1 vai completar 50 anos e a marca de Akashi não vai deixar por menos. Esse teaser japonês dá a entender que uma edição especial da Z900RS em sua homenagem está chegando.
Apresentada em 1972, a Kawasaki Z1 pode ser considerada como a única rival à altura da Honda CB750 na época, até melhor. Tanto é que a motocicleta deu origem a linha de modelos Z que se proliferou nas décadas seguintes e deu origem a Z900RS e a recente Z650RS.
No momento, tudo o que temos é uma imagem estática que mostra uma plaqueta de estilo retrô com o número 900 e o sistema do cabeçote com duplo comando de válvulas, um dos diferenciais da Z1 em relação a CB750 e que a Kawasaki (e outras marcas) enfatizavam com frequência nas décadas de 1970 e 1980.
Se você olhar de perto, você também pode ver que a cor é um marrom escuro acompanhado pelo que parece ser um assento forrado de couro. A Kawasaki Z1 de 1972 tinha como cor principal esse mesmo tom grená nas tampas laterais com listras laranjas no tanque de combustível.
Essa cor já foi disponibilizada na Z900RS, mas é bem possível que vejamos uma reedição ainda mais parecida com a Z1, assim como a adição de alguns opcionais. Vale lembrar que essa versão já existe, é a Z900RS SE. Portanto a edição comemorativa deve descender diretamente dela.
O lançamento não deve demorar, pois na semana que vem teremos o Salão de Milão, onde a Kawasaki já confirmou presença e deve apresentar novidades importantes, como uma nova Versys 650. Além disso, esse será o primeiro ano que a empresa atende por sua nova razão social, Kawasaki Motor Ltd e não mais Kawasaki Heavy Industries.