Registros de homologação confirmam os planos da Kawasaki de apresentar duas motocicletas verdadeiramente elétricas em breve. Elas serão baseadas na Z400 e Ninja 400.
Os modelos já haviam sido anunciados como protótipos nos últimos anos e agora tiveram seus registros homologados em documentos na Austrália. Elas serão comercializadas com os nomes “Ninja e-1” (código interno NX011A) e “Z e-1” (NR011A).
Os registros revelam outros detalhes, como a potência líquida do motor de 9,0 kW (12,1 cv). Isso é um pouco menos do que o informado pela Kawasaki durante a fase de testes, que era 11 kW (14,8 cv), e bem menos do que o dos motores a combustão.
Também estão informados no documento a distância entre eixos, 136,9 cm para ambos os modelos, que corresponde à Z400 e Ninja 400. Também tem o peso, 135 kg para a “Z e-1” e 140 kg para a “Ninja e-1”. Não ficou claro se isso inclui as baterias removíveis que pesam cerca de 12 kg.
Os registros incluem ainda imagens de ambos os modelos em seu acabamento final de produção, que parecem idênticos aos protótipos mostrados no Salão de Milão do ano passado. O aspecto geral é muito semelhante à Z400 e Ninja 400 convencionais, com exceção do motor.
Espera-se que esses sejam os primeiros de uma gama de produtos de combustível alternativo que a Kawasaki tem em andamento, com um modelo híbrido e outro a hidrogênio também em desenvolvimento. O lançamento pode acontecer no Salão de Milão, em novembro.