Conforme havia prometido, a Kawasaki fez grandes anúncios no Salão de Milão, que está acontecendo essa semana na Itália. O mais radical deles é que eles pretendem apresentar três modelos elétricos no próximo ano.
Um projeto ambicioso, a revelação faz parte de uma declaração anterior da Kawasaki de que planeja trazer 10 motocicletas elétricas e híbridas até 2025. Claramente, a marca de Akashi não estava blefando quando realizou essa promessa no início de outubro.
Eles não revelaram, no entanto, que tipo de modelos elétricos seriam esses, o que deve ser feito em um segundo momento no próximo ano. Mas a expectativa é de que eles substituam algumas das motocicletas de pequeno deslocamento que a Kawasaki oferece em todo o mundo.
Parece que estamos ainda um pouco longe da motocicleta híbrida/elétrica Ninja 400 que a Kawasaki tem testado e anunciado em suas redes sociais, nos últimos meses, mas marca japonesa demonstra que está fazendo um esforço sério na busca por um futuro sem combustíveis fósseis.
De acordo com Hiroshi Ito, CEO da nova divisão, Kawasaki Motor Ltd, a empresa está comprometida com o desenvolvimento de diversas fontes de energia, como eletricidade, híbridos e biocombustíveis. O grupo como um todo, porém, parece estar mais focado no hidrogênio como alternativa mais viável para substituir a gasolina.
Na semana passada, a Kawasaki anunciou, no Japão, ao lado da Yamaha, Toyota, Mazda e Subaru um projeto de cooperação para acelerar o desenvolvimento do hidrogênio nos motores a combustão. Em outra frente, eles também trabalham em um consórcio de padronização de baterias para veículos elétricos.
A indústria motociclística demorou muito tempo para reagir a um futuro que não inclui os combustíveis fósseis, mas a coisa deu uma bela acelerada em 2021, muito por conta de pressões governamentais. O caminho a seguir ainda parece incerto, mas os próximos anos prometem ser emocionantes nesse sentido.