Assim como a Yamaha e outras marcas, a Kawasaki também está com problemas na sua cadeia de produção em decorrência da pandemia. Os japoneses sofrem com escassez de semicondutores e resinas para fazer peças.
Embora a situação pandêmica esteja melhorando nos EUA e na Europa, o mesmo não acontece em outras partes do mundo, como na Índia. As interrupções na cadeia de suprimentos acabam prejudicando a montagem das motocicletas.
“Uma série de fatores estão afetando nossas fábricas em termos de fornecimento de peças e materiais”, disse Kenji Nagahara, CEO da Kawasaki Motors Europe. “Como muitos outros fabricantes, fomos afetados pela severa escassez de semicondutores que são um componente vital de muitas motocicletas de nossa linha e são parte integrante de sistemas essenciais, como freios ABS.“
A grande demanda nos últimos meses por computadores e outros produtos dependentes de semicondutores foi certamente um fator contribuinte, mas alguns dos principais fornecedores também tiveram problemas em algumas de suas fábricas em decorrência da pandemia.
Isso, somado a interrupções por circunstâncias totalmente imprevisíveis como o recente bloqueio do Canal de Suez resultou em uma falta de produtos ao consumidor final, que apenas agora está conseguindo comprar e consumir como fazia antes do Coronavírus.
“Muitos concessionários Kawasaki permaneceram abertos durante a pandemia, mantendo trabalhadores essenciais e entusiastas de motocicletas na estrada. Agora, com a mudança da situação, muitos concessionários em toda a Europa estão abrindo suas portas para novos clientes. Clientes que desejam desfrutar de suas máquinas“, revela Nagahara.
“Os estoques de nosso armazém europeu são monitorados diariamente“, garante. “Nosso objetivo é manter o fornecimento de produtos tanto quanto possível, mitigando qualquer escassez ou problemas de produção. Agradecemos antecipadamente aos clientes e revendedores por sua paciência e faremos tudo a nosso alcance para enfrentar este desafio“, encerrou.