A Kawasaki também surpreendeu no Salão de Milão desse ano ao anunciar o fim dos modelos Ninja 400 e Z400, que serão substituídos em 2024 pelas novas Ninja 500 e Z500, embora o motor seja, na verdade, de 450cc.
Para atender aos mais recentes regulamentos de emissões do Euro5+, a Kawasaki decidiu substituir o motor de 399 cm³, em atividade desde 2018, pelo mais recente bicilíndrico de 451 cm³ que vem na nova cruiser Eliminator 450. A potência máxima, então aumentou de 45 cv para 48 cv.
O torque também ficou mais alto, de 37 Nm para 43 Nm e está disponível a 6.000 rpm, ou seja, 2.000 rpm mais cedo. No entanto, como ambos os modelos pesam 4 e 5 kg a mais, boa parte da potência adquirida pode ser desperdiçada ainda na inércia.
A Kawasaki não especificou se houve mudanças no chassi, mas ambas vêm com o mesmo quadro treliçado de aço, configuração semelhante aos modelos de 400cc. A suspensão também é a mesma para as duas, garfos telescópicos de 41 mm na dianteira e amortecedor regulável na pré-carga.
A frenagem é garantida por discos de 310 mm na dianteira e de 220 mm na traseira, com ABS de série, é claro. As rodas também não tiveram suas medidas alteradas, 110/70ZR17 na frente e 150/60ZR17 atrás. As motos vêm com embreagem deslizante para suavizar as trocas de marcha.
As diferenças, naturalmente, ficam por conta da carroceria, integral na Ninja 500 (ideal para quem vive na estrada) e nua na Z500, onde as ruas é o seu habitat natural. Mirando atrair motociclistas mais jovens, ambas têm a altura do assento de convidativos 785 milímetros.
Elas também vêm com um painel de instrumentos em LCD completo nos modelos padrão e um display TFT mais moderno nas versões SE, topo de linha, com conexão com smartphone. Para aumentar a segurança, ambas contam com um sistema de ativação remota que desbloqueia o guidão.
A Z500 será oferecida em três cores, verde/preto, preto/cinza ou preto/cinza/vermelho na versão SE. A Ninja 500 básica também vem em preto/cinza e a SE no bom e velho verde (Lime Green). Ambas devem chegar aos concessionários europeus nos primeiros meses de 2024.
Na ocasião do Salão de Milão, a Kawasaki também não anunciou o preço, que provavelmente será maior. Aliás, vale destacar o crescimento da linha em 15 anos: da pioneira 250cc para 300cc, depois 400cc e agora 500cc, se aproximando bastante da linha 650cc. Já começa a perder o sentido.
Kawasaki Ninja 500
Kawasaki Z500