A Kawasaki entrou com um pedido de registro da sigla Z900RS nos Estados Unidos, que ecoa de volta a um dos mais célebres modelos da marca verde: a Z1. A expectativa é de que os japoneses relancem o nome com uma nova motocicleta.
A Z900 original foi uma das várias siglas que comercializavam a Z1 em diversas partes do mundo. Introduzida em 1972, a moto era uma tetracilíndrica, de 903 cm³ e cabeçote de duplo comando tão marcante e revolucionária que – ao lado da Honda CB 750F – ajudou a definir o termo “superbike”.
A Z1 também foi vendida com os nomes 900 S4 e KZ900, antes de ser substituída pela Z1000 em 1977 (KZ1000 na América do Norte). Todos esses modelos foram imortalizados no primeiro filme da saga Mad Max, de 1979 e que você pode conferir melhor essa história aqui.
Até o momento, esse pedido de registro revela muito pouco, apenas que está destinado ao uso de “motocicletas, peças e acessórios”, mas as teorias já começaram. Uma delas diz que o modelo pode renascer como uma nova “Roadster Retrô” com base na atual Z1000. Seria a resposta da Kawasaki para a CB1100 da Honda, conceito que pode entrar em produção em breve.
Na verdade, eles já possuem uma moto parecida, a W800. Esse modelo, no entanto, é motorizado por um bicilíndrico paralelo, ao passo que a Z900RS seria de quatro cilindros, mantendo-se fiel à tradição. Aliás, tradição que manterá as expectativas elevadas nos próximos meses.