A Kawasaki efetuou o registro das patentes de um projeto completamente diferente do que estamos habituados. A expectativa é de que a marca japonesa coloque em produção um conceito futurista apresentado há alguns anos.
Os desenhos detalham o projeto de uma motocicleta com uma suspensão dianteira diferente, aparentemente com os freios colocados no meio da roda, como em um carro. A suspensão dispensa as bengalas convencionais e funciona no formato Hub Center Steering, imortalizado pelas Bimota.
Cinco anos atrás, no Salão de Tóquio de 2013, a Kawasaki apresentou o “Concept J”, um modelo futurista com aspecto esportivo de três rodas, duas na frente. Olhando as fotos, existe uma semelhança considerável com os desenhos de patente atuais.
É claro que esses conceitos, em sua esmagadora maioria, jamais serão produzidos em série. Mas as montadoras gostam de mostrá-los como demonstração de seu poderio criativo, além oferecer um vislumbre do que poder vir nos próximos anos em termos de engenharia.
Vale lembrar que no ano passado, a Yamaha apresentou a ousada MXT850 Niken, modelo de três rodas que tem a plataforma da MT-09. Certamente a Kawasaki está interessada nos resultados e resguardando seus projetos para, quem sabe oferecer um concorrente à altura nos próximos anos. Os resultados nas vendas irão dizer.