O mergulho nos secretos registros de patentes nos permite verificar o real nível de audácia de um fabricante. É o caso desse projeto da Kawasaki, que prevê um novo tipo de motor com quatro cilindros, dois tempos, sobrealimentado e crossplane.
O projeto, registrado apenas no Escritório de Patentes do Japão (JPO) detalha que o motor transversal tem cabeçote com duplo comando, com válvulas de gatilho na parte superior da câmara de combustão e um sistema de energia híbrido na roda traseira.
Ao invés de utilizar portas dentro das paredes do cilindro para mover os gases para dentro e para fora da câmara de combustão, como um dois tempos convencional, o novo projeto usa um supercharger para abrir as válvulas com ar fresco a ser aspirado e gases de exaustão a serem expelidos de uma só vez.
Em teoria essa operação permite que o motor otimize com precisão a quantidade exata de ar/combustível necessária para a queima na câmara de combustão, o que reduz os excessos na queima. Consequentemente, o nível de emissões de poluentes, o grande “Calcanhar de Aquiles” dos motores dois tempos também é reduzido.
E não para por aí. O motor também possui um virabrequim cruzado e uma ordem de disparos em “1,3,2,4”, com cada pistão produzindo potência a cada 360°. Isso ajuda o motor a funcionar sem dois pistões disparando ao mesmo tempo, com o torque sendo distribuído de uma maneira mais linear por toda a faixa de rotação.
Apesar de banidos há 20 anos, os motores de dois tempos ainda tem um certo mercado, principalmente no Off-Road. Tanto é que a KTM desenvolveu alguns anos atrás uma nova linha de motores com um revolucionário sistema de injeção eletrônica. A patente da Kawasaki, no entanto, coloca o nível de inovações em outro patamar.
Tudo isso parece fantástico e, se dependesse de nós, o sinal verde para a produção já teria sido dado. Mas, com a percepção dos veículos automotores mudando rapidamente (eletricidade, uso compartilhado) e a Kawasaki Heavy Industries produzindo uma infinidade de produtos (desde motores de popa até drones) esse projeto soa quase como um sonho delirante. O tempo vai dizer.