Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Kawasaki registra patente de motor sobrealimentado, crossplane e dois tempos

Lucas Carioli 2 de julho de 2020


O mergulho nos secretos registros de patentes nos permite verificar o real nível de audácia de um fabricante. É o caso desse projeto da Kawasaki, que prevê um novo tipo de motor com quatro cilindros, dois tempos, sobrealimentado e crossplane.

O projeto, registrado apenas no Escritório de Patentes do Japão (JPO) detalha que o motor transversal tem cabeçote com duplo comando, com válvulas de gatilho na parte superior da câmara de combustão e um sistema de energia híbrido na roda traseira.

Ao invés de utilizar portas dentro das paredes do cilindro para mover os gases para dentro e para fora da câmara de combustão, como um dois tempos convencional, o novo projeto usa um supercharger para abrir as válvulas com ar fresco a ser aspirado e gases de exaustão a serem expelidos de uma só vez.


Em teoria essa operação permite que o motor otimize com precisão a quantidade exata de ar/combustível necessária para a queima na câmara de combustão, o que reduz os excessos na queima. Consequentemente, o nível de emissões de poluentes, o grande “Calcanhar de Aquiles” dos motores dois tempos também é reduzido.

E não para por aí. O motor também possui um virabrequim cruzado e uma ordem de disparos em “1,3,2,4”, com cada pistão produzindo potência a cada 360°. Isso ajuda o motor a funcionar sem dois pistões disparando ao mesmo tempo, com o torque sendo distribuído de uma maneira mais linear por toda a faixa de rotação.

Apesar de banidos há 20 anos, os motores de dois tempos ainda tem um certo mercado, principalmente no Off-Road. Tanto é que a KTM desenvolveu alguns anos atrás uma nova linha de motores com um revolucionário sistema de injeção eletrônica. A patente da Kawasaki, no entanto, coloca o nível de inovações em outro patamar.

Tudo isso parece fantástico e, se dependesse de nós, o sinal verde para a produção já teria sido dado. Mas, com a percepção dos veículos automotores mudando rapidamente (eletricidade, uso compartilhado) e a Kawasaki Heavy Industries produzindo uma infinidade de produtos (desde motores de popa até drones) esse projeto soa quase como um sonho delirante. O tempo vai dizer.


Tags: Kawasaki Motor Segredos Supercharger

Continue Reading

Previous: Kawasaki pretende integrar completamente a eletrônica da moto
Next: Ducati Multistrada V4 é flagrada novamente

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.