Embora raramente fale publicamente a respeito, a Kawasaki é mais uma marca que trabalha em segredo com motos elétricas. Agora, os japoneses registraram uma interessante patente com um modelo que conta com radiador de óleo e até câmbio convencional.
O material descoberto pelo Visordown contém três desenhos, onde podemos ver uma grande entrada de ar frontal, que fica na mesma posição dos scoops das motocicletas convencionais. A resposta pode ser melhorar a refrigeração das baterias, que acumulam uma grande – e perigosa – quantidade de calor.
Quando a temperatura ultrapassa certo nível, alguns motores entram em “Modo de Segurança”, ou seja, ficam limitados a operar abaixo de certas rotações e velocidades. Para evitar que isso aconteça, a Kawasaki planeja instalar na motocicleta uma espécie de radiador de óleo na parte inferior do motor para refrigerar o eixo central.
Outra novidade interessante nas patentes é a presença de uma caixa de câmbio. Como sabemos, as motos elétricas convencionais dispensam sua utilização, já que a entrega de potência e velocidade depende unicamente da quantidade de watts que é despejada ao girar a manopla de acelerador.
A Kawasaki, no entanto, parece preocupada em manter algum prazer na pilotagem e as engrenagens do modelo também produziriam efeitos práticos, já que pode fazer com que as rotações baixem, consequentemente o calor emanado e também o consumo elétrico, melhorando a autonomia.
Como todo registro de patente, é difícil dizer se isso vai ser visto em um próximo modelo de produção ou não passa de cortina de fumaça para um… misturador de cimento, ou algo do tipo. A Kawasaki Heavy Industries produz uma variedade imensa de produtos. Mas, de qualquer, forma é bom ver a empresa trabalhando em um conceito elétrico realmente interessante.