Durante as 8 Horas de Suzuka, no último fim de semana, a Kawasaki colocou dois de seus protótipos de motocicleta híbrida e elétrica para andar na frente do público pela primeira vez.
A apresentação aconteceu na véspera da corrida, 6 de agosto, imediatamente após o hexacampeão do Mundial de Superbike, Jonathan Rea realizar um talk show para os fãs. O britânico participou da corrida com a Kawasaki. Então, os dois protótipos correram na reta de chegada do circuito de Suzuka.
Não foram divulgados maiores detalhes e não há informações específicas, mas pode-se notar que o protótipo híbrido possui uma carroceria claramente inspirada na linha supercharger da marca, com influências da Ninja H2 e ZH2. O tamanho da motocicleta, entretanto, parece ser de média capacidade.
O protótipo totalmente elétrico estava usando um novo design que era diferente do que a Kawasaki havia divulgado nos dois anos anteriores. Enquanto aquele possuía uma carenagem integral estilo Ninja 400 e quadro muito mais treliçado, o atual é bastante reduzido, assim como o motor. A inspiração parece ser a Z400.
A Kawasaki está trabalhando ativamente na eletrificação de motocicletas. Tanto é que vários registros de patente foram descobertos nos últimos anos. Sem experiência no setor, eles estão usando os recursos do grupo para desenvolver os protótipos e quase sempre mostram as evoluções nas redes sociais.
No fim do ano passado, eles anunciaram que três modelos elétricos seriam apresentados em breve. O primeiro já foi, uma moto de enduro para crianças nos EUA. Em outra frente, eles também trabalham no desenvolvimento de motores a combustão movidos a hidrogênio para substituir a gasolina.