A imprensa japonesa está novamente olhando para a bola de cristal que aponta a chegada de uma Kawasaki Z400RS, semelhante em estilo à Z900RS, utilizando a mesma plataforma da Ninja ZX-4R, de quatro cilindros.
Desde o lançamento da ZX-25R, uma 250cc com motor de quatro cilindros em linha, o interesse tem sido enorme, tanto que a Kawasaki apresentou uma versão ligeiramente maior para o ocidente, a ZX-4R, que também está disponível no Brasil.
Sua combinação de boa potência, capacidade de altos giros e, principalmente, ronco bonito, é o que muitos buscam em uma moto premium, ainda que o deslocamento não seja muito grande. Então faz todo o sentido para a Kawasaki expandir as possibilidades.
Agora, a revista japonesa Young Machine aponta que o próximo modelo com o motor da ZX-4R será a Z400RS, que completaria a linha retrô da Kawasaki, que já conta com os modelos Z650RS, de dois cilindros e a pioneira Z900RS, um sucesso mundial desde 2017.
A fórmula é bastante simples: remover toda a carroceria esportiva da máquina doadora, criar um tanque de combustível retrô, um farol redondo apropriado, instalar um subquadro que se adapte o novo estilo e abençoar tudo com uma pintura historicamente precisa.
A Young Machine afirma que o lançamento pode acontecer no final de 2024 ou início de 2025 e a revista tem sido historicamente muito precisa quando se trata de prever o que alguns dos maiores fabricantes de motocicletas do mundo farão no futuro.