Lembram-se daquela história sobre uma Kawasaki Ninja 400? O rumor voltou a ganhar força nessa semana e fontes confiáveis apontam que o modelo será lançado no próximo Salão de Milão (EICMA), no dia 7 de novembro.
A especulação surgiu em julho quando modelos (com placas onde podia se ler Ninja 400) foram vistos na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos para as gravações de um comercial. O trabalho acabou chamando a atenção da mídia local, surpresa pela presença de outra montadora na cidade sede da Harley-Davidson.
Agora, a possibilidade ficou mais concreta através da prestigiada revista britânica Motorcycle News. Eles afirmam que fontes japonesas garantiram a existência do modelo. Com o lançamento em Milão, a Kawasaki vai aposentar a Ninja 300 por não se enquadrar às normas antipoluição do Euro4.
É um argumento que faz todo o sentido, já que a Kawasaki tem optado por aumentar a capacidade cúbica como forma de controlar os limites de poluentes sem perdas de potência e torque. Os japoneses concluíram que esse era o caminho mais prático, ao invés de realizar maiores investimentos adequando os motores já existentes.
A mesma estratégia já foi vista no ano passado, quando a Kawasaki apresentou a Z900, em substituição da Z800. Outras montadoras seguiram a mesma cartilha, como a Triumph Street Triple 765. A BMW deve fazer o mesmo com as novas F750GS e F850GS.
A expectativa é que a nova Kawasaki Ninja 400 produza algo em torno de 45 cv a 9.500 rpm com um torque de 3.73 kgf.m a 7.500 rotações. Um pouco a mais do que a atual Ninja 300, ao mesmo tempo em que atende as novas normas antipoluição mantém a pequena superbike competitiva em um dos segmentos mais disputados do mercado.