Lembra-se da Kawasaki Ninja ZX-25, aquela esportiva de 250cc com motor de quatro cilindros? Surgiram novos rumores de que os japoneses estão trabalhando em uma “ZX-4R” baseado nela para o mercado ocidental.
Desde o seu lançamento nos mercados asiático e australiano em 2019, a Ninja ZX-25R tem sido uma motocicleta muito comentada, por trazer de volta a herança das esportivas puro sangue de pequeno deslocamento, muito em voga nos anos 1980 e 1990.
Seu motor de apenas 249 cm³ fornece 50,6 cv a 15.500 rpm (51,7 cv com o Ram Air a pleno) e 3,04 kgf.m a 14.500 rpm, rotação que pode chegar a impressionantes 20.000 giros já faixa vermelha do tacômetro.
A ciclística também é totalmente racing, com garfos invertidos Showa SFF-BP 37 mm e disco de freio de 310 mm com pinça de quatro pistões. O pacote eletrônico é completo, com controle de tração, modos de potência e quickshifter.
De acordo com a imprensa europeia, vários comentaristas da indústria japonesa estão falando de que a Kawasaki estuda ampliar o motor da ZX-25R alterando os pistões e a árvore de manivelas para algo em torno dos 399 cm³, criando assim uma ZX-4R.
São mudanças mecânicas relativamente simples para um fabricante do porte da Kawasaki, que podem ser complementadas por uma ECU atualizada que faria o diminuto motor tetracilíndrico cantar como um quarteto demoníaco.
A Ninja ZX-25R surgiu devido a uma necessidade do mercado asiático, já que muitos países da região (como o Japão) aplicam um alto imposto a modelos de grande cilindrada, o que inviabiliza a compra por boa parte de seu público alvo.
No mercado ocidental, no entanto, esses impostos não são aplicados, o que tornaria a ZX-25R (ou ZX-4R) redundante perante a Ninja 400, a menos que seja realmente uma coisa irresistível. Com preços similares, qual das duas você levaria para casa?