A Kawasaki está planejando aumentar sua linha de motocicletas sobrealimentadas e a próxima pode ser uma superbike mais convencional, a Ninja R2. Com cerca de 800cc, o modelo seria uma opção mais acessível à ZX-10.
As informações são dos britânicos do Motorcycle News citando fontes da própria Kawasaki. Eles pretendem expandir a tecnologia supercharger a outras aplicações, não necessariamente de esportividade extrema como são as radicais H2 e H2R.
Ainda no ano passado, eles mostraram dois conceitos, SC-01 e SC-02 mostrando o quão longe pensam a respeito do supercharger. Eles também revelaram uma segunda geração do motor sobrealimentado de quatro cilindros que tomou o centro do palco no Salão de Tóquio. Embora as informações ainda sejam escassas, acreditamos que seja esse o propulsor da Ninja R2.
O objetivo da Ninja R2 é ser uma superbike equilibrada. A cilindrada exata não foi confirmada, mas acredita-se é que seja em torno dos 800 cm³, mais leve e compacto que os atuais, mas ainda capaz de produzir generosos 190 cv de potência e 80ftlb de torque.
Outro elemento de destaque no modelo seria o conceito de geometria variável. Trata-se de uma espécie de lâmina radial que se move eletronicamente para alterar a velocidade e direção do fluxo de ar para o supercharger, dando ao gerenciamento do motor outra ferramenta para controlar o desempenho e economia.
Patentes ainda mais secretas da Kawasaki sugerem que os futuros motores sobrealimentados poderão contar com um “dual-speed supercharger”, capaz de trocar marchas alterando a sua velocidade em relação ao motor, e um intercooler para tornar o ar mais frio e sua indução mais densa.
Quanto ao estilo, as imagens que estão vendo foram feitas em computador baseada nos dados já colhidos. A inspiração viria da nova geração da Ninja 300, também flagrada no ano passado. A maior mudança fica na dianteira, ao redor dos faróis. Escapamento e rabeta, porém, lembram a Ninja H2.
É possível que a nova motocicleta esteja pronta para ser lançada nos grandes Salões de moto no final de 2016. No entanto, o Motorcycle News acredita que é mais provável que sua chegada aconteça apenas no ano que vem.