Estão surgindo boatos de que a Kawasaki poderia ressuscitar a Ninja ZX-9R, fora de linha desde 2003 para o próximo ano. A motocicleta seria uma esportiva acessível, utilizando a mesma plataforma da Z900.
A história surgiu com a já conhecida revista japonesa Young Machine, que costuma acertar nos furos que dá. Eles até encomendaram uma ilustração (acima) de como a nova “ZX-9RR” seria, basicamente uma versão reduzida da icônica ZX-10R.
Mas dificilmente a nova ZX-9 viria com o duplo “R”, sigla reservada para as versões extremamente esportivas, de homologação da marca de Akashi. Foi assim com a finada ZX-7RR e com a atual ZX-10RR, ambas de produção limitadíssima.
Se vier realmente como uma versão carenada da Z900, a nova ZX-9 certamente não terá pretensões radicalmente esportivas, aproximando-se mais do segmento Sport Touring, ou amigavelmente esportiva, como a série de motos VFR da Honda.
Em 2024 serão completados 30 anos do lançamento da ZX-9R, introduzida em 1994 como uma resposta à Honda CBR900RR, que irrompeu a cena dois anos antes. Seu motor de quatro cilindros em linha e 899 cm³ rendia 139 cv, 14 cv a mais que Fireblade, embora 23 kg mais pesada.
Sua história durou até 2003 através de dez gerações diferentes, quando foi substituída, em 2004, pela primeira Ninja ZX-10R. Entretanto, o seu motor sobreviveu, foi amansado, e posteriormente instalado na naked Z750, que vigorou no mercado até 2012.
Com o motor da Z900 (derivado da velha Z1000), a nova ZX-9R partiria de 125 cv a 9.500 rpm e 10,1 kgf.m a 7.700 rpm, o que pode ser melhorado com poucas modificações. Se aproveitar também o quadro teremos uma estrutura de treliça tubular de aço, bem modesto para pretensões esportivas.
Parece estranho ressuscitar a ZX-9R a essa altura, mas a história até que faz sentido. Recentemente, a Yamaha registrou uma série de siglas, entre elas YZF-R7 (já lançada) com a mesma base da MT-07 e também YZF-R9, que logicamente partiria do mesmo princípio, ou seja, a MT-09.
Em meados dos anos 1990, o segmento naked nasceu com a criação de motocicletas urbanas derivadas de esportivas carenadas. Na década passada, o que viu é o contrário: as naked estão “ganhando roupa” para agradar a um público que não é piloto. Você acha que essa é a intenção da Kawasaki?